Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió abre inscrições para Auxílio Conectividade e projeto Alunos Conectados

Primeira etapa é voltada para estudantes que já recebem auxílios ou bolsas da Assistência Estudantil

por Gabriela Rodrigues publicado: 15/09/2020 12h47, última modificação: 15/09/2020 13h49

O Departamento de Assistência Estudantil do Ifal Campus Maceió abriu nesta terça-feira (14/09) o período de adesão ao programa de Auxílio Conectividade/Projeto Alunos Conectados, que possibilita a estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica  o acesso à internet. O período de adesão está aberto até o dia 20/09, e acontece em duas etapas, conforme normas previstas na Instrução Normativa n° 2/2020-PROEN/DPE

Fique Atento! Confira mais informações no COMUNICADO divulgado pelo DAE/Ifal Maceió.

A Adesão ao Auxílio Conectividade/Projeto Alunos Conectados se dará em duas etapas: Na primeira etapa, serão beneficiados todos os estudantes do campus Maceió que recebem bolsas/auxílios da Assistência Estudantil, de acordo com as necessidades de conectividade apresentadas em Termo de Adesão e seleção simplificada do Departamento de Assistência Estudantil.

Para se inscrever, preencha o termo de adesão disponível aqui.

O/a estudante deverá preencher o Termo de Adesão até o dia 20/09/2020. Caso o Termo de Adesão não seja preenchido, o estudante não será contemplado em nenhuma das modalidades do Auxilio Conectividade e/ou Projeto Alunos Conectados. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 29/09 (terça-feira), e, após a publicação do resultado, o Departamento de Assistência Estudantil do Campus divulgará e orientará sobre calendário de recebimento dos valores e/ou entrega dos tablets e chips.

Já a segunda etapa da adesão é destinada aos estudantes cujos nomes estejam em lista de espera em programas de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil.

Neste caso, os estudantes devem preencher o Termo de Adesão entre os dias 29/09/2020  e 06/10/2020. O resultado deve ser divulgado no dia 15/10/2020.

A terceira etapa será aberta aos estudantes que não participaram ou não foram beneficiados pelos editais da Assistência Estudantil. Um edital será divulgado posteriormente com todos os passos para a inscrição e a comprovação da documentação necessária.

ATENÇÃO! Após a publicação do resultado, o Departamento de Assistência Estudantil divulgará e orientará sobre data de recebimento dos valores e/ou entrega dos tablets e chips. Os estudantes que receberem auxílio permanência e que forem contemplados com tablets, chips e/ou auxílio financeiro deverão realizar a prestação de contas quanto à utilização dos recursos recebidos por meio do preenchimento do documento de prestação de contas. A prestação de contas deve ser apresentada ao Departamento de Apoio Acadêmico no prazo de até 15 (quinze) dias úteis, a contar do retorno das aulas presenciais

Dúvidas sobre o processo e adesão ao auxílio podem ser encaminhadas para o e-mail dae.servicosocial.maceio@ifal.edu.br ou esclarecidas pelo telefone do Departamento de Assistência Estudantil: (82) 98107-5061.

Política de Conectividade

O Programa Alunos Conectados é uma iniciativa do Ministério da Educação e vai disponibilizar chips telefônicos com pacotes de dados móveis de 40 GB das operadoras Oi e Claro aos estudantes. Já o Auxílio Conectividade possui duas modalidades. Na primeira, é concedido o auxílio financeiro de R$ 70 mensais para a contratação de serviço de internet fixa ou móvel. Caso esse valor não seja suficiente, o estudante deve preencher um termo de adesão que justifique a necessidade superior aos R$ 70 com orçamento, boleto ou nota fiscal da empresa (é preciso ter o CNPJ da empresa).

A segunda modalidade garante a doação de tablet para acesso à internet ou auxílio financeiro de R$ 600 para a aquisição de um tablet, com as especificações disponíveis no Comunicado divulgado pelo DAE/Ifal Maceió.

Saiba mais sobre a Política Institucional de Conectividade do Ifal