Notícias
Aula Magna do NIPI acontece neste sábado e debate cidadania acessível
O Ifal Maceió, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Núcleo Interinstitucional de Políticas de Inclusão (NIPI), realiza neste sábadio, dia 30 de agosto, a aula magna para os cursos gratuitos de formação continuada voltados à educação inclusiva e ministrados na modalidade EAD. A aula magna tem a participação do professor Ivan Baron, pedagogo e reconhecido ativista nacional em políticas de inclusão e acessibilidade.
A aula magna é on-line, acontece às 10 horas e pode ser acompanhada aqui
Baron é produtor de conteúdo, influenciador e ativista contra o capacitismo. O pedagogo, que ficou conhecido também por subir a rampa na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023, é embaixador da campanha nacional do Ministério da Educação para promover políticas educacionais anticapacitistas e também lutar pela inclusão de pessoas com deficiência no País. O convidado ministrará a palestra “Cidadania Acessível: O papel transformador da Educação”, que marcará, de forma simbólica, o início dos projetos e cursos desenvolvidos pelo NIPI.
Para o pedagogo, o capacitismo, assim como qualquer outro preconceito, está enraizado na cultura nacional. “Nosso principal objetivo, além de rodar o Brasil todo para falar sobre a temática do anticapacitismo, é fortalecer a educação inclusiva”, revela o professor. Ele defende essa perspectiva, que é contrária à ideia da “educação especial que segrega estudantes com deficiência”.
Sobre o NIPI
Instituído pela Portaria nº 3296/IFAL, de 10 de julho de 2025, o NIPI é um núcleo composto por servidores do Ifal e da Ufal que atuam conjuntamente no desenvolvimento de políticas formativas voltadas à inclusão educacional em Alagoas. O grupo reúne docentes e técnicos das duas instituições (Ifal e Ufal).
É um núcleo colaborativo para criar e implementar políticas de inclusão social e educacional no estado de Alagoas. Foca em garantir que estudantes com deficiência, neurodivergentes e outras diversidades tenham acesso igualitário e oportunidades na educação pública.