Notícias
Aula Inaugural do Programa Qualifica mais Progredir destaca importância da educação para o empreendedorismo
Turma de alunos do curso de Microempreendedor Individual, do Programa Qualifica mais Progredir
“É tempo de empreender”. Foi com esta afirmação que debates sobre a importância da educação para o empreendedorismo movimentaram a tarde da última segunda-feira, 07, na aula inaugural da primeira turma do curso de Microempreendedor Individual, ofertado pelo Programa Qualifica Mais Progredir, no Ifal campus Maceió. O programa é fruto da parceria do Ifal com o Ministério da Educação, oferta vagas gratuitas em cursos profissionais de Microempreendedor Individual voltados à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil e acontece no Ifal Maceió durante o período de três meses.
O tema foi apresentado em palestra do empreendedor social Tiago Silva, conhecido como mochileiro pela educação. Tiago Silva viaja por cidades do Brasil distribuindo livros a escolas públicas, aldeias indígenas, quilombos, ONGs e grupos de jovens que encontra pelo caminho e entende a educação como o principal motor para a evolução humana. "Eu era invisível. Não entendia a importância do conhecimento, do estudo, da educação. Mas é ela quem muda trajetórias e cria oportunidades. Jamais você consegue parar uma pessoa obstinada a vencer por meio da educação”, declarou o palestrante, ao contar que sua vida foi transformada a partir da descoberta e do prazer da leitura.
Durante a palestra, Tiago relatou experiências vividas em sua jornada como ávido leitor e mochileiro, e estimulou os alunos para a vivência no empreendedorismo. "Empreender é mudar de direção, pensar nas estratégias para seguir em frente ou dar um passo para trás, por prudência, quando for preciso”, destacou.
Na ocasião, a Pró-reitora de Extensão Elisabete Duarte destacou que mais do que uma aula inaugural, o momento de acolhida e início do Programa representa um recomeço para a comunidade acadêmica do Ifal. ”Esperamos dois anos, após o distanciamento imposto pela pandemia e vários desafios em consequência dela. E foi realmente preciso demorar para voltar. Temos a certeza de que fizemos o melhor possível neste período. O Ifal reforçou sua missão de promover a educação pública, gratuita e de qualidade, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, avaliou.
A coordenadora do programa Ilka Cedrim falou da honra de estar à frente do curso para microeemprendedores. ”São três meses de transformação. É um programa que vai oportunizar muitas melhorias por meio da educação”, destacou a coordenadora.
O diretor geral Damião Augusto falou aos alunos sobre a importância de aproveitarem a oportunidade para obterem a expertise necessária ao ingresso nos setores produtivos.
O evento foi finalizado com a entrega simbólica de kits escolares aos alunos.
Saiba mais sobre o Programa Qualifica Mais Progredir