Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Aula Inaugural do Programa Qualifica mais Progredir destaca importância da educação para o empreendedorismo

por Gabriela Rodrigues publicado: 09/03/2022 14h06, última modificação: 09/03/2022 15h52
Exibir carrossel de imagens Turma de alunos do curso de Microempreendedor Individual, do Programa Qualifica mais Progredir

“É tempo de empreender”. Foi com esta afirmação que debates sobre a importância da educação para o empreendedorismo movimentaram a  tarde da última segunda-feira, 07, na aula inaugural da primeira turma do curso de Microempreendedor Individual, ofertado pelo Programa Qualifica Mais Progredir, no Ifal campus Maceió. O programa é fruto da parceria do Ifal com o Ministério da Educação, oferta vagas gratuitas em cursos profissionais de Microempreendedor Individual voltados à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil e acontece no Ifal Maceió durante o período de três meses.

Tiago Silva falou da importância transformadora da educaçãoO tema foi apresentado em palestra do empreendedor social Tiago Silva, conhecido como mochileiro pela educação. Tiago Silva viaja por cidades do Brasil distribuindo livros a escolas públicas, aldeias indígenas, quilombos, ONGs e grupos de jovens que encontra pelo caminho e entende a educação como o principal motor para a evolução humana.  "Eu era invisível. Não entendia a importância do conhecimento, do estudo, da educação. Mas é ela quem muda trajetórias e cria oportunidades. Jamais você consegue parar uma pessoa obstinada a vencer por meio da educação”, declarou o palestrante, ao contar que sua vida foi transformada a partir da descoberta e do prazer da leitura.

Pró-reitora de Extensão, Elisabete DuarteDurante a palestra, Tiago relatou experiências vividas em sua jornada como ávido leitor e mochileiro, e estimulou os alunos para a vivência no empreendedorismo. "Empreender é mudar de direção, pensar nas estratégias para seguir em frente ou dar um passo para trás, por prudência, quando for preciso”, destacou.

Na ocasião, a Pró-reitora de Extensão Elisabete Duarte destacou que mais do que uma aula inaugural, o momento de acolhida e início do Programa representa um recomeço para a comunidade acadêmica do Ifal. ”Esperamos dois anos, após o distanciamento imposto pela pandemia e vários desafios em consequência dela. E foi realmente preciso demorar para voltar. Temos a certeza de que fizemos o melhor possível neste período. O Ifal reforçou sua missão de promover a educação pública, gratuita e de qualidade, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, avaliou.

Coordenadora do Programa Ilka Cedrim

A coordenadora do programa Ilka Cedrim falou da honra de estar à frente do curso para microeemprendedores. ”São três meses de transformação. É um programa que vai oportunizar muitas melhorias por meio da educação”, destacou a coordenadora.

O diretor geral Damião Augusto falou aos alunos sobre a importância de aproveitarem a oportunidade para obterem a expertise necessária ao ingresso nos setores produtivos.

O evento foi finalizado com a entrega simbólica de kits escolares aos alunos.

Saiba mais sobre o Programa Qualifica Mais Progredir