Notícias
Aula aberta do curso "envelhescência" traz reflexões sobre envelhecimento, arte e bricolagem
Aula aberta foi on-line e abordou o envelhecimento sob a ótica da arte e da filosofia
A Bricolagem da Vida como Criação Estética e Existencial foi tema de aula aberta promovida pelo professor Tiago Rosário (IFPB) como parte de ações pedagógicas previstas no Curso de Extensão Envelhescência: o design e a vida no bricolar de estampas, que está em andamento no Campus Maceió.
O curso tem discentes com aulas semanais, todas as terças-feiras, e alia o diálogo sobre o envelhecimento e estratégias metodológicas artísticas, como o design e a bricolagem, para compreensão de sua importância no processo de vida das pessoas. O curso de extensão tem promovido aulas abertas quando as temáticas a serem trabalhadas podem ser de interesse geral, ou seja, de importância para toda a comunidade acadêmica.
No encontro com o professor Tiago Rosário, os participates discuturam a vida como um ato criativo, uma bricolagem de experiências e memórias. O professor estimulou reflexões sobre a vida como um tecido de encontros e lembranças, onde memórias positivas e negativas formam o fio condutor da existência. A vida, segundo ele, é feita de retalhos, uma obra em constante criação.
Durante a palestra foi abordado o autoconhecimento e o presente como centrais na construção do eu: “fazer com o que se tem, com intenção de criar algo belo. Ressignificar o passado permite novos sentidos, e envelhecer é visto como uma dádiva de quem viveu", enfatizou o palestrante. O encontro ressaltou ainda os movimentos de vida e memória que unem gerações, fazendo um paralelo com a bricolagem.
Envelhescência e Bricolagem
O Curso de Extensão Envelhescência: o design e a vida no bricolar de estampas promove oficinas, aulas abertas e ações focanas na ressignificação e criação de narrativas visuais a partir de práticas de bricolagem e técnicas de estamparia artesanal, proporcionando o olhar para o "design da vida". A coordenadora do projeto, Adriana Paula, destaca ainda que curso também dialoga como os desafios contemporâneos do envelhecimento populacional e com as políticas públicas voltadas à valorização da pessoa idosa e estimula entre os participantes as reflexões sobre tempo, memória e experiências vivenciadas ao longo do tempo.