Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Auditório Oscar Sátyro sedia evento em memória às vítimas da Ditadura Militar
conteúdo

Notícias

Auditório Oscar Sátyro sedia evento em memória às vítimas da Ditadura Militar

por Gabriela Rodrigues publicado: 30/03/2023 12h34, última modificação: 30/03/2023 12h44

O Comitê Alagoas por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia convida toda a sociedade para participar do evento em homenagem às vítimas da Ditadura Militar em Alagoas. O evento ocorre nesta sexta-feira, 31 de março, às 19 horas, no auditório Oscar Sátyro, do campus Maceió.

O evento desta sexta-feira busca lembrar o significado histórico do Golpe de 1964 e da implantação do Regime Militar no Brasil para impedir as reformas de base anunciadas pelo então presidente João Goulart e as lutas sociais que eclodiam no país contra as desigualdades. O regime militar “adotou políticas de violações sistemáticas aos direitos humanos e cometeu crimes internacionais [...]”, como afirma o Ministério Público Federal em nota emitida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão de 26/03/19, que considerou marcar esta data (31/03) como crime de responsabilidade, incompatível com o Estado Democrático de Direito.

Ex-presos políticos, anistiados e familiares de vítimas da ditadura militar participam do encontro para relatar episódios desse período histórico, compartilhar experiências e reflexões e cobrar justiça para casos ainda obscuros desde o regime militar. O grupo de teatro Mandacaru também se apresenta na ocasião.

Conheça alguns alagoanos vítimas da Ditadura Militar:

José Gomes Teixeira

Gastone Beltrão

Manoel Lisboa

Túlio Quintiliano

José Dalmo

Odijas Carvalho

Luiz Almeida Araújo

Manoel Fiel Filho

Jayme Miranda