Notícias
Atenção estudante: confira o tutorial de acesso ao e-mail institucional
A Diretoria de Apoio Acadêmico do Ifal Maceió alertas os/as estudantes para que acessem e utilizem o e-mail institucional. A conta de e-mail institucional é importante porque é este o endereço eletrônico utilizado para envio de informes oficiais e comunicação com as/os docentes e outros setores do Ifal Maceió. A ferramenta está integrada ao Google Acadêmico, que possui espaço ilimitado no Google Drive e no Gmail.
Para acessar, basta entrar no endereço eletrônico emailaluno.ifal.edu.br, utilizar o mesmo login e senha do SIGAA e seguir as instruções. Caso o aluno não possua acesso ao SIGAA, é preciso entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico do campus para a normalização do acesso.
Se o e-mail cadastrado no SIGAA não estiver correto, é necessário alterá-lo no sistema. Qualquer dúvida, entrar em contato com email@aluno.ifal.edu.br.
ATENÇÃO: É necessário ter acesso ao e-mail pessoal, cadastrado no ato da matrícula. Caso o aluno não tenha mais acesso ao email pessoal, procurar a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) para cadastrar um email ao qual tenha acesso.
Confira abaixo o passo a passo para acesso e uso do e-mail institucional para estudantes:
PASSO 1
- Acesse aqui o site de criação
Em Nome de usuário e Senha, digite o Login e a Senha do SIGAA. Você visualizará o seu endereço de email institucional, e o email de recuperação (e-mail pessoal cadastrado no SIGAA no momento da matrícula).
O email institucional é formado pela sigla do seu nome, junto com um número para diferenciar quem tem nomes semelhantes.
Anote e guarde o seu email institucional.
PASSO 2
No campo Email ou telefone, digite o seu email institucional, depois clique em Próxima. Aparecerá um campo para digitar a senha, porém você deve clicar em Esqueceu a senha. Você será direcionado/a a uma página que solicitará o código para recuperação da senha do email institucional.
PASSO 3
- Acesse seu email de recuperação
O código solicitado para recuperar a senha chegará no seu email de recuperação (email pessoal). Caso você não tenha mais acesso ao email pessoal cadastrado no SIGAA, procure a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) para cadastrar um email ao qual tenha acesso.
PASSO 4
- Retorne ao Gmail para informar o código
Após anotar o código que chegou no seu e-mail de recuperação (email pessoal), retorne à pagina do Gmail onde está tentando recuperar a senha do email institucional. Agora insira o código de acesso no campo Inserir código, clique em Próxima e depois no botão Aceitar para concordar com os termos de uso do email.
PASSO 5
- Crie uma nova senha
Para finalizar a recuperação, crie uma nova senha e, em seguida, clique no botão Alterar senha. Logo após esse passo, você será levado/a à tela inicial de seu email institucional.
ATENÇÃO!
Para ter acesso ao email institucional é necessário realizar o auto-cadastro no SIGAA. Para realização desse cadastro, é preciso ter o número da matrícula e as informações fornecidas, como: RG, CPF, email pessoal, data de nascimento. Essas informações devem ser iguais às fornecidas à CRA no ato da matrícula;
Havendo dificuldade no auto-cadastro, você deve entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do campus para regularizar os dados cadastrados no sistema;
Após feito o cadastro, aguardar o próximo ciclo de atualização que é feito toda segunda-feira;
Caso você tenha esquecido login ou senha, na tela inicial do SIGAA há links para recuperação dos dois. Nesta situação, você deve aguardar algumas horas para a sincronização.