Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Até 15/03: Exposição no Campus Maceió destaca a memória fotográfica do curso técnico em Eletrônica

Evento compõe o produto educacional de mestranda do ProfEPT/ifal

publicado: 08/02/2022 14h03, última modificação: 08/02/2022 19h04

As reminiscências do curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Maceió estão exibidas em fotografias na exposição “Valorizando Identidades e Saberes Através da Imagem”, em cartaz no hall do no auditório Oscar Sátyro até o dia 15/03. O tema  tem como expositora Mariluze da Silva Vieira Fidelis, mestranda do Programa de Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e compõe o produto educacional da autora, sob a orientação do professor André Suêldo.

De acordo com a pesquisadora, “o curso técnico em Eletrônica foi implantado por uma comissão composta pelos professores Benedito Barbosa do Nascimento, Luís Hermano Casado de Lima Júnior e José Adelmo de Araújo, designada na gestão do ex-diretor Breno Lins, para atender as necessidades da sociedade alagoana. A formação da primeira turma ocorreu em 1982, depois de cumprir três anos e meio de aprendizado”. Mariluze Fidelis investiga como problemática, as causas da evasão escolar no curso.

Primeira Feira de Ciências do curso, em 1984 (arquivo)A problemática da pesquisa é a evasão escolar no Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. Conforme a autora, trata-se de um fenômeno que atinge o processo de qualificação do estudante que tem como propósito a formação e a inserção profissional. “Suas variantes envolvem desde aspectos internos da escola, como os pedagógicos e outros, até os fatores políticos, sociais, econômicos e familiares”, ressalta.

ProFEPT/Ifal

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pertence à área de Ensino e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação.   O Objetivo do ProfEPT conforme o Regulamento Geral no seu no artigo 2º é “proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado."