Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos fabricam e lançam foguetes no Campus Maceió

Alunos fabricam e lançam foguetes no Campus Maceió

publicado: 10/11/2017 11h57, última modificação: 10/11/2017 12h07
Exibir carrossel de imagens Alunos lançam foguetes orientados pelo professor de Física Henrique Marques

Alunos lançam foguetes orientados pelo professor de Física Henrique Marques

Conhecimentos de Física, Química e Matemática, obtidos de forma prática, interessante e bastante irreverente: foi este motivo que levou alunos dos cursos técnicos de Edificações, Eletrotécnica, Mecânica e Eletrônica a se “lançarem” na Oficina de confecção e mostra de foguetes no Campus Maceió. Orientados pelo professor de física Henrique Marques, alunos de 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do nível médio confeccionaram foguetes com garrafas pet no laboratório de física e lançaram suas engenhocas no campo de futebol do Campus, em uma animada  e divertida demonstração de conhecimentos. A atividade promoveu aprendizado nas áreas de Astronomia e Astronáutica e fez parte da programação da I Mostra Ifal do Campus Maceió;

De acordo com o professor orientador Henrique Marques, a confecção e apresentação do projeto de foguetes é uma atividade interdisciplinar que tem como objetivo levar os estudantes a praticar, disseminar e expandir o estudo das leis da Física e de princípios de Química e Matemática. “O objetivo maior é divulgar a ciência. É ver na prática como as coisas funcionam e trocar conhecimento”, declara o docente. A oficina de foguetes possibilitou a troca de experiências entre alunos do Campus Maceió campeões brasileiros em Olimpíadas de Foguetes (OBF) e de Astronomia e Astronáutica (OBA) e entre alunos novatos que estão iniciando o conhecimento sobre a fabricação e lançamento dos foguetes.

O lançamento de foguetes experimentais no campus Maceió não foi uma competição, mas uma atividade prática entre os alunos que puderam experimentar aplicações de saberes nas áreas de balística, 3ª Lei de Newton, pressão, volume e ângulo/alcance dos lançamentos. Os foguetes são fabricados com garrafas PET (de refrigerante) e não precisam de nenhum material inflamável para serem lançados.

O foguete é “montado” a partir dos recortes em garrafas pet e depois enchido com um terço de água. Em seguida, o foguete é encaixado em uma base de lançamento, com um suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta para lançar o ar comprimido que irá impulsionar a engenhoca. Quando o ar comprimido estiver colocado na pressão ideal, a garrafa é liberada pelo sistema de soltura; o ar comprimido empurra a água para baixo fazendo, assim, o foguete subir.