Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos e Docentes do curso técnico de artesanato representam o Ifal na 21ª Fenearte
conteúdo

Notícias

Alunos e Docentes do curso técnico de artesanato representam o Ifal na 21ª Fenearte

Feira é considerada o maior evento de artesanato da América Latina

por Gabriela Rodrigues publicado: 22/12/2021 16h03, última modificação: 22/12/2021 16h15

Alunos e docentes do Curso Técnico de Artesnato/Proeja, do Campus Maceió, representaram o Ifal na  21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, a maior feira do setor da América Latina, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE. O evento concentrou cerca de 700 estandes que se dividiram em participações nacionais e internacionais e é uma exposição na qual os artesãos participantes têm seus trabalhos aprovados por um processo avaliativo interdisciplinar. Representaram o Ifal na Fenearte a coordenadora do curso Técnico de Artesanato Juliana Aguiar, e as professoras Denise Lages, Roseane Santos e Maria Lucilene Silva.

Alunos e professores de Artesanato representaram o Ifal no evento.Uma equipe composta por alunos e egressos do curso de Artesanato do Ifal tiveram sua participação na Fenearte aprovada pela curadoria interna da feira, composta por por especialistas em arte popular e artesanato. Expuseram suas criações os artesãos Aurelice Leias, Rosiane Soares, Claudete da Silva, Eduardo Faustino, Élida Estevam, Irene Carneiro, Lúcia Magdália, Maria José, Pedro Cassiano, Rita Correia, Selma Almeida, Sicélia Araújo, Valéria Santos, Verônica Santos, Maria das Neves, Maria Cristina e Maria Ivanilda.

A coordenadora do curso, Juliana Aguiar, relata que o Curso Técnico em Artesanato/Proeja Campus Maceió, vem representando o Ifal com sua participação na Fenearte pela segunda vez. "Em 2021, tivemos nossa segunda participação, e em 2019, ano de nossa primeira participação, inauguramos uma iniciativa no sentido de ampliar a visibilidade do curso e de incentivar nossas/os alunas/os artesãs/ãos na comercialização das peças desenvolvidas e executadas no decorrer dos 3 anos do curso", relata a professora.

Estande do Ifal levou a Pernambuco criações de alunos e egressos do campus Maceió"A ideia de promover essa participação partiu de uma inquietação a respeito da aceitação dessas peças dentro de um contexto comercial. De que maneira esses artefatos seriam recebidos pelas pessoas que frequentam esse ambiente das feiras de artesanato? A resposta veio em nossas duas participações: o público não só levou para casa as nossas peças, como se encantou com as histórias que cada um contava, além de perceber como a metodologia adotada no Curso favorecia novas possibilidades e novos olhares aos artesãos e artesãs que participam do Curso", complementa Juliana Aguiar.

 

O evento

Alunos e professores de Artesanato representaram o Ifal no evento.A Fenearte, entre outras iniciativas do Governo do Estado de Pernambuco, é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor, e consolida-se como a maior feira da América Latina, divulgando e promovendo o trabalho de artesãos do Nordeste, Brasil e exterior. O evento funciona como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local. Seu objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais e estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs. Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.