Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

Premiação aconteceu no Auditório Oscar Sátyro
por Gabriela Rodrigues publicado: 31/08/2023 13h09, última modificação: 31/08/2023 13h11

Uma verdadeira celebração ao conhecimento: esta é melhor forma de definir o evento de premiação dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2022), que reuniu estudantes do Ifal e de outras ecolas públicas, além de professores do Ifal e da Ufal, no auditório Oscar Sátyro, no campus Maceió, na última quarta-feira (30).

Certificado recebido pelo Ifal MaceióNesta edição, dos 40 alunos medalhistas de Alagoas, 19 foram do Ifal, sendo cinco do Ifal Arapiraca, sete do Ifal Maceió, um do Ifal Maragogi, três do Ifal Palmeira dos Índios e três do Ifal Santana do Ipanema. O Ifal Maceió recebeu certificado da Coordenação Nacional ds OBFEP pelo excelente desempenho de seus alunos na olimpíada.

Conquistaram a medalha de ouro os alunos do Ifal Maceió Rafael Silva de Amorim (bronze na etapa nacional da olimpíada), Antonio Francisco Batista Filho (bronze na etapa nacional da olimpíada), Diney Ferreira de Lima (bronze na etapa nacional da olimpíada); do Ifal Palmeira dos Índios Antony Freitas Silva (bronze na etapa nacional da olimpíada); e, do Ifal Arapiraca, João Paulo Barbosa Nunes (prata na etapa nacional da olimpíada).

A prata foi conquistada por Micael dos Santos Wanderlei (Ifal Margogi); Arthur de Souza Soares, Nyckollas Raphaell Nogueira, Maria Júlia Martins e Lívia Caroline Barbosa (do Ifal Arapiraca); Flávia Nathalia da Silva, Letycia Barbosa de Lima e Maria Emily Nayla Gomes (do Ifal Maceió); José Fausto Vital Barbosa (do Ifal Palmeira dos Índios) e Luigi Joseph Reis (Ifal Santana do Ipanema).

Alunos do Ifal Maceió medalhistas da OBFEPPor fim, foram medalhistas de bronze Gabriel Artur Nubes (Ifal Maceió); Luiz Gabriel de Almeida Santos e Pâmella Darling Ramos (Ifa Santana do Ipanema) e José Guilherme Silva de Lima (Ifal Palmeira dos Índios).

O professor de física Henrique Marques, integrante da Comissão de Olimpíadas de Física do Ifal Maceió – Cofisifal, parabenizou os alunos participantes pelas provas de 2022 e destacou o aumento da participação de alunas na última edição da olimpíada. "Temos observado um interesse maior de meninas pela área de exatas, sobretudo nas olimpíadas do conhecimento. Umas inspiram as outras e os resultados tem sido significativos sobretudo para o Ifal Maceió, que é referência na conquista de medalhas pelos nossos alunos", celebra o docente.

Confira AQUI a lista completa dos medalhistas de Alagoas na OBFEP

A OBFEP é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Este programa acontece anualmente desde 2012, em nível nacional e é destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Nesta ano (2023), as provas da primeira fase da Olimpíada foram realizadas no dia 16 de agosto, e após a publicação do resultado inicial, acontece a segunda etapa. A premiação da OBFEP 2023 acontece em 2024.