Notícias
Alunos do Ifal Maceió são premiados na Olimpíada Canguru de Matemática
Os “atletas do conhecimento” do Ifal Maceió, mais uma vez, representaram muito bem a Instituição nas Olimpíadas Científicas, ainda que com as adversidades e desafios da preparação em virtude da pandemia de covid-19. Desta vez, o Instituto Federal de Alagoas teve um excelente desempenho na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.
A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF), envolvendo mais de 6 milhões de alunos e 80 países por ano. A olimpíada tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática, além de estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.
A Olimpíada ocorreu no dia 24 de março e a premiação no dia 27 de julho. A prova constou de uma única fase e ocorreu inteiramente no formato online. Medalhista de prata da Olimpíada Canguru, Leonam de Oliveira Silva, do curso de Informática para Internet, avalia que apesar das dificuldades do período de pandemia, a preparação não foi interrompida. “Consegui manter uma rotina constante e disciplinada de estudos em casa, pelos livros e materiais olímpicos na Internet e acho que isso me ajudou bastante no resultado. Estudei durante este período não só para as olimpíadas, mas para o Enem e vestibulares do país também, e gostaria de agradecer por todo apoio e ajuda dados pelos professores do Ifal que desde o início da pandemia sempre prestaram todo o apoio e suporte para que tivéssemos um bom desempenho”, relatou Leonam.
Confira os atletas premiados do Ifal Maceió:
Medalhas de Pratas:
- Leonam de Oliveira Silva (Nível Senior): 3º ano do curso de Informática para Internet
- Oswaldo Giacomo Neto (Nivel Senior): 4° ano do curso de Eletrônica
Menções Honrosas:
- Diogo Jorge Ávila Montenegro (Nível Júnior): 1° ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas
- João Matheus Gomes de Lira (Nível Júnior): 2° ano do curso de Química
- Jamilly Samantha de Moraes Souza (Nível Júnior): 2° ano do curso de Informática para Internet
- João Vinícius Pereira dos Santos (Nível Júnior): 1° ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas
- Vinícius Marinho Silva (Nível Júnior): 3° ano do curso de Eletrotécnica
- Pedro Santos Bertolino Café (Nível Júnior): 1° ano do curso de Edificações