Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

31 estudantes do Instituto estão entre os melhores do país nas áreas de Astronomia e Astronáutica

por Gabriela Rodrigues publicado: 13/08/2021 17h50, última modificação: 18/08/2021 19h26

31 alunos de seis campi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal foram convidados para a seleção que irá compor a equipe de representantes do Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia. A carta convite foi enviada em virtude dos ótimos resultados obtidos pelos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA, que neste ano foi realizada de maneira virtual. Os alunos foram convidados por terem se destacado na prova da OBA, no nível 4, correspondente ao Ensino Médio, com resultados superiores a marca dos 7 pontos, o que os considera qualificados para "competir" por um vaga na XV IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) e na XIV OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica). Confira a carta convite e as regras da seleção aqui.

Dentre as escolas brasileiras que tiveram estudantes convidados para a seleção, o Ifal foi a escola com maior número de alunos selecionados, mesmo com as adversidades e desafios impostos pela pandemia de Covid-19.  Foram oito alunos do Ifal Arapiraca, doze do Ifal Maceió, dois do Ifal Maragogi, cinco do Ifal Palmeira dos Índios, um do Ifal Piranhas e três do Ifal Santana do Ipanema. "Isso demonstra que mesmo com as condições atuais, a escola vem atendendo sua função social, uma vez que, superou escolas que já estão no ensino híbrido e que são também muito fortes. Vale ressaltar que o Ifal, juntando todos os campi do Instituto, se destaca de forma absoluta como grande formador de estudantes nessa área, ao menos do ponto de vista dessa avaliação ", destaca o professor Henrique Marques, integrante da Comissão Preparatória das Olimpíadas de Física, a Cofisifal.

Confira abaixo, por campus, as lista de alunos que irão disputar a vaga nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia:

Campus Arapiraca

Campus Maceió

Campus Maragogi

Campus Palmeira dos Índios

Campus Piranhas

Campus Santana do Ipanema

As seletivas para a Olimpíada Internacional acontecem por meio de três provas online que serão realizadas nos dias 19 de setembro, 17 de outubro e 4 de dezembro,  na mesma plataforma  virtual utilizada pelos alunos para responder às provas da OBA.

O professor Henrique Marques explica que, devido ao nível elevado e específico de exigência de conteúdos na prova, a preparação dos alunos é direcionada pelos próprios organizadores das olimpíadas internacionais, por meio da disponibilidade de materiais, treinamentos e aulas online.

"É uma preparação muito específica e elevada a outro patamar. São materiais preparados pela própria organização, explica o professor, destacando a participação de professores de excelência da Universidade de São Carlos, Ufscar, e do Museu de Astronomia/Observatório Nacional, no percurso preparatório dos alunos. Esta etapa de seleção envolve os grupos de estudantes de nível mais alto no Brasil. E para o Ifal, isso é de extrema importância, não só por consolidar o ensino de qualidade da Instituição mas por promover, entre os alunos, um ciclo de motivações em que uns se espelham nos outros e se motivam pelas oportunidades conquistadas com os ganhos em olimpíadas do conhecimento, como por exemplo as viagens ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA e a polos e eventos de conhecimento em todo o país", revela o professor.

A participação na seletiva para as olimpíadas internacionais abre portas no mundo acadêmico para os alunos: devido ao alto nível da competição, aqueles que alcançam pontuações favoráveis, ainda que não preencham as vagas para as equipes internacionais, têm chances de ingresso em universidades internacionais. "É um belo cartão de visita para quem deseja estudar fora do país", conclui o professor Henrique.