Notícias
Alunos do Ifal Maceió são medalhistas de ouro e bronze na Olimpíada Nacional de Ciência
Os alunos do Ifal Maceió Anderson Gabriel Falcão dos Santos (do curso técnico de Informática), Ataíde Belo da Silva Santos (curso de Química) e João Pedro de Castro Laranjeira Rocha (do curso de Desenvolvimento de Sistemas) foram medalhistas do Ifal Maceió, representando Alagoas e ocupando o pódium da Olimpíada Nacional de Ciências - ONC. O aluno Anderson Gabriel obteve a medalha de ouro; já Ataíde Belo e João Pedro de Castro obtiveram o bronze na competição.
Anderson Gabriel e João Pedro de Castro foram premiados nesta quinta-feira (12) em cerimônia no Campus Maceió, na qual estiveram presentes o coordenador estadual da Olimpíada Nacional de Ciências - ONC, desde 2017, professor Demétrius Morilla, o professor aposentado, colaborador e coordenador de preparações de alunos do Ifal para olimpíadas do conhecimento, Carlos Argolo, o diretor geral do Ifal Maceió Damião Augusto, amigos e familiares dos medalhistas. O aluno medalhista de bronze Ataíde Belo não esteve presente em virtude de problemas de saúde.
Na ocasião, o diretor Damião Augusto falou do orgulho do Ifal Maceió com o resultado obtido pelos alunos, que tiveram destaque nacional na competição. "Sentimos orgulho não só dos alunos que receberam medalhas, mas também de todo o trabalho desenvolvido, em salas de aulas, pelos/as nossos/as docentes no processo de preparação, acompanhamento e desenvolvimento das atividades na construção do conhecimento. Participamos de diversas Olimpíadas, temos diversos alunos/as premiados/as, e isto nos enche de orgulho! Parabéns aos/às responsáveis, também, pais, mães e familiares que dão todo o apoio às conquistas dos seus filhos", celebra o professor.
A ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental. A olimpíada integra conhecimentos de Astronomia, Física, Química, Biologia e História, é realizada anualmente e, neste ano, aconteceu de modo virtual.