Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal Maceió participam de 8ª Olimpíada de História

Alunos do Ifal Maceió participam de 8ª Olimpíada de História

publicado: 24/06/2016 01h06, última modificação: 24/06/2016 01h20

O Campi Maceió marcou presença com Trinta e seis estudantes de diversas turmas e cursos de ensino médio do Ifal Maceió participaram, em 12 equipes, da 8ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHP), que contou com mais de 42 mil participantes de todo o Brasil. A olimpíada foi composta por provas e pesquisas semanais organizadas em fases e disponibilizadas online para as equipes inscritas.

"Foi a primeira vez que participamos", revelam as professoras de Ciências Humanas, do campus Maceió, Claudiane Lira e Natália Freitas, "e nos surpreendemos com a disciplina e engajamento das equipes". A experiência rendeu ao Ifal Maceió  aprovação em 4 das 5 fases online que compuseram a Olimpíada. Os alunos do Instituto chegaram até a semifinal deste que é considerado o maior evento em História do Brasil, organizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A fase final presencial ocorrerá na UNICAMP no dia 20 de agosto.

A importância da ONHB para o ensino de História no IFAL

"O formato das questões da ONHB é bastante inovador", contam as professoras que orientaram as equipes do Campus Maceió.  Os alunos participantes puderam vivenciar durante toda a semana de testes temas diversificados da História do Brasiç. Cada questão exigia dos estudantes muita pesquisa e leituras densas, incluindo dissertações acadêmicas, análise de fotografias, pinturas e documentos raros. Segundo a organização da ONHB, longe de querer fomentar a concorrência, o objetivo da organização da Olimpíada Nacional de História do Brasil é disseminar outro olhar para o ensino da História do Brasil que é ensinada nas escolas.

A participação dos alunos implicou na leitura de 40 textos e na execução de diversas tarefas de pesquisa e análise solicitadas semanalmente pela ONHB. A expectativa das professoras orientadoras laudiane Lira e Natália Freitas é a de que, no próximo ano, o Instituto possa contar com mais equipes e professores participantes, na 9ª edição Olimpíada de História do Brasil, evento que modifica radicalmente o olhar docente e discente sobre o ensino-aprendizagem na área de História.