Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal Maceió participam da 17ª OBMEP nesta terça-feira (07)
conteúdo

Notícias

Alunos do Ifal Maceió participam da 17ª OBMEP nesta terça-feira (07)

publicado: 07/06/2022 14h49, última modificação: 07/06/2022 14h59

Nesta terça-feira (07/06), acontece em todo o país a primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova tem duração máxima de 2h30, exceto para estudantes com necessidades especiais. No Ifal Maceió, participam da Olimpíada alunos do 1ª ao 4º ano e a aplicação da prova acontece nos períodos da manhã e da tarde, no auditório Jorge Batista e no de Informática. 

Todos os alunos regularmente matriculados em qualquer série dos cursos técnicos integrados ao ensino médio estão automaticamente inscritos para participar. A prova da OBMEP é composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada. Junto com o caderno de perguntas, os participantes têm acesso a um cartão-resposta, no qual devem preencher todos os dados solicitados em letra de forma de maneira legível e indicar se desejam participar da 2ª fase, caso venham a ser selecionados.

A classificação para a fase seguinte ocorrerá com base na ordem decrescente de pontuação. Ou seja, serão selecionados aqueles que obtiverem as maiores notas na prova objetiva, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, conforme os critérios descritos no regulamento.

A divulgação da lista com os selecionados para a segunda fase está prevista para 2 de agosto, e a divulgação dos locais de provas para o dia 30 do mesmo mês, exclusivamente no site da OBMEP. Já a aplicação da prova da segunda fase do certame está marcada para o dia 8 de outubro.

A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível. As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase por meio do aplicativo da 17ª OBMEP (disponível no Google Play e na Apple Store) ou pelos correios, até 20 de junho.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. No ano passado, a 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.