Notícias
Alunos do Ifal Maceió levam animes, simulação computacional e cinemática ao Encontro de Física do Norte Nordeste
Evento promove interação científica e apresenta ações cooperativas para valorizar e modernizar o ensino da Física
Divulgação científica por meio de animes, fenômenos ondulatórios, simulações computacionais, linguagem de programação, óptica geométrica, cinemática: Pode parecer "complicado", mas estes foram alguns temas de projetos em pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos do curso superior de Licenciatura em Física do Ifal Maceió e apresentados, de forma bastante didática e objetiva, no XXXVIII Encontro de Física do Norte Nordeste.
O evento científico, que neste ano aconteceu em Aracaju - SE, faz parte do calendário das reuniões anuais organizadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), agregando a comunidade de professores e estudantes de Física das regiões Norte e Nordeste. O encontro é anual, abrange diversas áreas de ensino e pesquisa em Física e impulsiona a divulgação e troca de conhecimentos.
O professor da Licenciatura em Física Alex Costa destaca que a participação dos alunos no Encontro reforça o olhar para a pesquisa e coloca o Ifal em destaque na comunidade científica, com produção relevante. "Desde o início do curso de Licenciatura em Física do Campus Maceió, em 2018, temos incentivado nossos estudantes a se envolverem em atividades de pesquisa e de extensão. Desde então, temos indicado a participação em eventos científicos que tenham relação direta com a área de formação. Além de enriquecer a formação acadêmica e profissional dos alunos, sua participação em eventos científicos fortalece o nosso curso e impulsiona a produção acadêmica no Ifal", relata o professor e pesquisador.
"Nos últimos dois anos, por exemplo, tivemos participações de alunos e professores do curso no Simpósio Nacional em Ensino de Física, no Encontro de Pesquisas em Ensino de Física e no Encontro de Outono da SBF, eventos de Física de grande relevância nacional e que foram organizados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF)", relata Alex Costa.
Confira a lista de trabalhos apresentados no Encontro de Física do Norte Nordeste:
Título do trabalho: Análise da exatidão e precisão de resultados experimentais obtidos por análise de vídeo.
Nome do apresentador: Alyson Silva da Costa.
Título do trabalho: Divulgação científica através de animes: Uma análise do anime Dr Stone.
Nome do apresentador: Mauro Sérgio da Silva Filho
Título do trabalho: Fenômenos ondulatórios: uso do Python e Glowscript para a elaboração de simulações visuais no Ensino de Física. Nome do apresentador: Miquéias de Mendonça dos Santos
Título do trabalho: Colisão elástica e inelástica com o uso do Vpython para o Ensino De Física.
Nome do apresentador: Ariel José dos Santos Soares.
Título do trabalho: Simulação em óptica geométrica para Ensino de Física com a utilização do Visual Python.
Nome do apresentador: César Ritir Batista.
Título do trabalho: Uma simulação interativa em VPython para Cinemática.
Nome do apresentador: Pablo Vitor da Silva Nascimento.
Estudante do 8º período da Licenciatura em Física, o estudante Mauro Sérgio da Silva Filho levou para evento o trabalho Divulgação científica através de animes: Uma análise do anime Dr Stone, uma análise da maneira com que os animes trazem explicações de fenômenos que envolvem as ciências da natureza, no caso em questão o anime Dr. Stone.
"O trabalho é pertinente devido ao grande consumo desse tipo de mídia por crianças e adolescentes. Além disso, é possível que o docente associe em seus planos de aula o uso desse anime de maneira complementar, utilizando o afeto/apego do aluno com esse tipo de mídia para que o mesmo possa se identificar com o conteúdo a ser estudado", explica Mauro, trazendo formas didáticas e criativas para facilitar o ensino e aprendizagem da Física.
Também cursando o 8º período da Licenciatura em Física, Miquéias de Mendonça dos Santos apresentou no encontro pesquisa referente a um software de simulações computacionais com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física, em específico, do tema de Ondas.
Em Fenômenos ondulatórios: uso do Python e Glowscript para a elaboração de simulações visuais no Ensino de Física Miquéias propõe uma sequência didática adequada em que o software desenvolvido a partir das pesquisas pode auxiliar significativamente no processo de ensino-aprendizagem de Física.
"Eventos como este possibilitam a interação entre pesquisadores e divulgação científica por meio dos trabalhos publicados e apresentados. A participação do Ifal é relevante para a popularização e divulgação do próprio curso e também e para o desenvolvimento científico/tecnológico da instituição, visto que os trabalhos permanecem publicados nos registros de evento e servem como referência", ressalta Miquéias.