Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos apresentam projetos em avaliação parcial do PIBIC e PIBITI no Ifal Maceió

por Gabriela Rodrigues publicado: 28/03/2022 12h09, última modificação: 28/03/2022 12h23

Nesta segunda e terça-feira (28 e 29/03) alunos dos cursos técnicos e superiores e servidores do Ifal Maceió apresentam seus trabalhos na mostra de avaliação parcial de projetos dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI, desenvolvidos no Ifal Campus Maceió e aprovados nos editais de 13 e 14/2021/PRPRI/IFAL. São projetos nas mais variadas áreas do conhecimento, relativos ao período 2021/2022 e apresentados por bolsistas que agora expõem os resultados parcias das pesquisas, que vão se aperfeiçoar conforme as indicações e considerações da banca avaliadora.

As bolsas que custeiam as ações são pagas pelo CNPq, pela Fapeal, pela PRPPI e pelo  próprio Campus_ Maceió. As exibições dos projetos acontecem das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nas salas do Núcleo de Arte e Cultura Mestre Manuca.

Sobre os programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento. O programa visa ainda contribuir para a formação de recursos humanos voltados à pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. O programa PIBIC proporciona ao bolsista não somente a aprendizagem de técnicas e métodos avançados de pesquisa, como também um ambiente de trabalho em equipe que visa a resolução de problemas científicos.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.