Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunas-artesãs são aprovadas para graduações na Universidade Federal

Alunas-artesãs são aprovadas para graduações na Universidade Federal

Maria Cícera e Elizabete vão cursar Ciências Sociais e Pedagogia
por Gabriela Rodrigues publicado: 31/03/2023 16h09, última modificação: 31/03/2023 16h26

Maria Cícera Melo de Lima e Elizabete Moreira da Silva foram as duas alunas artesãs em fase de conclusão do curso Técnico de Artesanato (EJA) do Ifal Maceió, aprovadas no Sisu para cursar a graduação na Universidade Federal de Alagoas - Ufal. Maria Cícera foi aprovada para o curso de Ciências Sociais e Elizabete Moreira para o curso de Pedagogia. As alunas celebram a conquista, vivem a reta final do curso de Artesanato e já se preparam para a nova vida como universitárias.

Maria Cícera

"O Ifal foi de extrema importância nesse objetivo que eu sempre tive, de me preparar para lecionar as Ciências Sociais, atuar na área. As causas sociais sempre foram uma paixão e quero aprender mais sobre elas, sobre como funciona nosso povo e a sociedade. O curso no Ifal foi fundamental porque eu já estava há alguns anos parada, tinha o ensino médio, sou artesã de crochê e bijuterias, emas não tinha técnica nem um conhecimento organizado para isto”, explica Maria Cícera.

"O curso não só melhorou o meu fazer artesanal como me abriu várias portas, inclusive para a universidade, pois além das matérias específicas temos outras matérias gerais, obrigatórias. Fui muito contemplada na preparação para o Enem, pois as disciplinas cobradas no Enem foram trabalhadas e eu nem me preparei fora do Ifal. Nem fiz cursinho, e mal tinha tempo de estudar em casa" , conta  a estudante.

A artesã, e futura socióloga, também passa por um novo desafio: irá ingressar na universidade no mesmo período em que passa por uma gestação. "Vou ser mãe, sou dona de casa, artesã, ainda estudo no Ifal, vou começar na universidade... São muitas coisas para administrar. Mas quem disse que seria fácil? O importante é que vale à pena!", celebra.

Elizabete Moreira

Elizabete Moreira da Silva, aprovada para o curso do Pedagogia, também destaca que a preocupação dos professores/as do curso técnico com os alunos/as foi fundamental para que as disciplinas estudadas na EJA fossem aproveitadas para o Enem, possibilitando a conquista da vaga na universidade.

"Eu sou muito grata a todos/as os/as professores/as que, com esmero, conhecimento e dedicação me auxiliaram  dentro e fora da sala de aula, esclarecendo minhas dúvidas. A coordenação do curso também sempre nos deu suporte, e permanece ajudando todos os artesãos  não só a exercerem o seu ofício, mas alçarem novos vôos, como é o caso do ensino superior", destaca Elizabete.