Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Aluna do Ifal Maceió é campeã nacional em Jogos da Juventude 2024
conteúdo

Notícias

Aluna do Ifal Maceió é campeã nacional em Jogos da Juventude 2024

Rayne Silva, do curso de Informática, ganhou a medalha de ouro no Wrestling
por Gabriela Rodrigues publicado: 21/11/2024 15h55, última modificação: 21/11/2024 16h13
Exibir carrossel de imagens Rayne Silva, do curso de Informática, ganhou a medalha de ouro no Wrestling

Rayne Silva, do curso de Informática, ganhou a medalha de ouro no Wrestling

A batalha não é só física, mas mental. "Eu entrei concentrada, séria. Os professores falavam que eu tinha chance. Eu até acreditava, mas não dava tanta importância. Até me dedicar direitinho, de verdade". Com essa afirmação, a estudante do Ifal Maceió Rayne Silva, da turma 922-A do curso técnico de Informática, explica como se consagrou como a primeira alagoana campeã invicta na modalidade Wrestling nos Jogos da Juventude 2024, competição de âmbito nacional organizada pelo Comité Olímpico Brasileiro. "Eu tive bons professores, fui preparada fisicamente e mentalmente, e foquei na competição principalmente nos cinco meses antes da prova, sem faltar treinos, sendo derrotada em várias lutas e levando broncas", revela a atleta.

Rayne, no topo do pódium, representando AlagoasRayne começou sua trajetória no esporte treinando Jíu-Jitsu em um projeto social da prefeitura do município de Pilar-AL, do qual ela participa há três anos, seguindo com os treinos de Wrestling no Complexo Esportivo Educacional Edson Maia de Queiroz, da prefeitura de Pilar. O Wrestling, que Rayne pratica há quase um ano, é conhecido como Luta Livre ("luta corpo a corpo”) e é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento, arremessos, derrubadas, chaves, pinos e outros golpes para imobilizar o adversário.

O Wrestling é uma competição física com dois ou mais competidores ou parceiros que tentam ganhar e manter uma posição superior. “As técnicas específicas dessa modalidade eu treino há cerca de um ano, mas pratico luta há três”, relata a estudante do Ifal Maceió.

A conquista da jovem é inédita para Alagoas, mas Rayne destaca que a medalha de ouro pode ser conquistada por outras meninas e mulheres em modalidades de lutas, desde que se mantenham perseverantes e trabalhem as capacidades de adaptação, aprendizado, força e estratégia.

Confira abaixo o placar com as vitórias da alagoana nas provas de combate contra atletas de outros Estados:

AL X RJ: 1 a 0

AL X SC: 11 a 0

AL X MT: 10 a 0

AL X AM: 11 a 0

AL X RN: 13 a 0

SOBRE OS JOGOS DA JUVENTUDE

Equipe de atletas de WrestlingOs Jogos da Juventude, que neste ano acontecem na cidade de João Pessoa - PB, são organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da área de Desenvolvimento Esportivo e reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico.

Desde 2000, este evento multiesportivo tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro. A cada edição, mais de 4.000 atletas de até 17 anos, provenientes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, demonstram seu talento e potencial esportivo nas 18 modalidades olímpicas que integram o programa dos Jogos da Juventude.

O processo seletivo, realizado pelas 27 unidades federativas, envolve mais de 2 milhões de estudantes nas etapas classificatórias, garantindo uma representação nacional abrangente e única, reforçando a cada ano o compromisso dos envolvidos com o esporte educacional.