Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alerta Covid: Alunos de Informática desenvolvem aplicativo que localiza casos por região

Objetivo da tecnologia é evitar novos contágios

por Gabriela Rodrigues publicado: 06/08/2020 13h21, última modificação: 06/08/2020 14h12

Alunos do 3º ano do curso técnico integrado de Informática do Ifal Campus Maceió desenvolveram um aplicativo que alerta sobre novos casos de covid-19, localizando-os por região e informando ao usuário. As ocorrências são indentificadas por região, e com o aplicativo é possível localizar as áreas que  pessoas infectadas percorreram e onde residem, a partir de boletins e resultados de testes cadastrados e atualizados em um banco de dados. O intuito do app, chamado Alerta Covid,  é evitar novas possibilidades de contágio.

IMG-20200722-WA0030.jpg

O aplicativo foi idealizado pelos estudantes Amós Aureliano da Silva, Luiz Carlos Vilela dos Santos e Sallys Carlos da Silva, ao perceberem que muitos países desenvolveram tecnologias para reduzir os casos de covid-19. Os alunos criaram um em que profissionais de saúde pudessem cadastrar casos atendidos e resultados de testes, e, posteriormente, marcar no mapa disponível na ferramenta a localização em que o caso foi confirmado, gerando assim vários pontos visíveis sobre a ocorrências de contaminação.

A plataforma permite acesso a usuários “comuns”, que podem identificar no Alerta Covid a localização dos casos, e a profissionais de saúde, que têm acesso a uma área para cadastrar novos casos. Os casos disponíveis no Alerta Covid podem ser identificados de qualquer lugar, pois estão associados a um sistema de geolocalização.

alerta3.jfif

Ao desenvolver o Alerta Covid, o principal objetivo dos idealizadores é mostrar à sociedade que alunos do curso técnico integrado têm potencial de colaborar com problemas reais da pandemia, por meio do estudo, curiosidade e dedicação. “Como não conseguimos nenhuma base de casos disponível pelo governo, resolvemos criar uma pudéssemos manipular um banco de dados e assim cadastrar médicos com CRM que pudessem alimentar o sistema com casos confirmados”, explica o aluno Luiz Carlos Vilela.

“No aplicativo em si usamos a tecnologia ReactNative, uma biblioteca de código aberto usada para desenvolver aplicativos para os sistemas Android e IOS. Todas as tecnologias usadas são grátis e permitem a total divulgação e autoridade sobre o nosso trabalho”, reforça Luiz Carlos.

O aplicativo está disponível para download e pode ser acessado gratuitamente aqui, funcionando em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e IOS e em sites. O projeto de desenvolvimento do Alerta Covid também está disponível aqui para pesquisas. Tendo acesso ao repositório, outros alunos podem estudar como o aplicativo foi feito, inclusive com a possibilidade de aprimoramento e geração de novas ideias.