Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > A Menina do Lugar: Projeto extensionista valoriza patrimônio de Coruripe na visão de crianças alagoanas

Cidades são retratadas em livros infantis que destacam cultura local
por Gabriela Rodrigues publicado: 17/03/2023 14h17, última modificação: 17/03/2023 15h18

Afeto, sentimento de pertencimento, interação social e aproximação com a cultura alagoana por meio da leitura: estas são as bases do projeto de extensão A Menina do Lugar, que envolve bolsistas do curso de Design de Interiores do Ifal Maceió. O projeto extensionista resultou na criação de livros lúdicos, voltados para o público infantil, sobre a história das cidades de Coruripe e União dos Palmares, a partir da perspectiva de crianças alagoanas nativas destes lugares.

5.jpgA coordenadora do projeto, professora Juliana Aguiar, explica que a ação visa contribuir, de forma dinâmica e lúdica, com a disseminação da cultura local através do incentivo à leitura, voltada para crianças na faixa etária entre 6 a 12 anos. A proposta visa contribuir com o desenvolvimento da sociedade, através da história das cidades alagoanas, contadas a partir do ponto de vista infantil e foi estruturada, num primeiro momento,  por um período de escuta com as crianças das escolas locais, e culminou com a apresentação dos livros em escolas municipais ou estaduais trabalhadas.

4.jpgA culminância do projeto foi no município de Coruripe, primeiro local narrado e ilustrado nos livros infantis. A ação foi marcada pela distribuição de livros, por um momento lúdico de contação de histórias e ações educativas com alunos da Escola Municipal Manoel Gama. Na ocasião, foram entregues aos/às alunos/as envolvidos/as 25 kits com livros, blocos para desenho e lápis de cor.

site artes maceió.jpg“A culminância foi impactante por conta do feedback das crianças que contribuíram com seus relatos sobre a cidade e colocados no livro. Foram vários os depoimentos de quem fez parte do projeto, e isso não só nos emociona como contempla o objetivo desta ação,  que foi a construção da identidade do lugar, reforçando nas crianças o senso de pertencimento, de serem parte daquele local, e da valorização de elementos culturais e históricos de Coruripe”, explica Juliana Aguiar.

6.jpgA primeira edição do livro traz relatos sobre as origens dos povoados de Coruripe e Poxim, fala sobre artesanato local, pontos turísticos, culinária local e cancioneiro folclórico, além de relembrar patrimônios vivos e in memorian da região.

O próximo povoado a ser relatado em A Menina do Lugar será o povado do Muquém, do município de União dos Palmares. Após a culminância em Coruripe, as mesmas etapas serão seguidas em escolas de União dos Palmares. Os relatos de crianças do município já foram colhidos pela equipe, transformaram-se em textos e ilustrações, e o novo livro encontra-se em fase de produção. A equipe do projeto extensionista é composta pela coordenadora Juliana Aguiar, pela coordenadora adjunta Tharcila Maria Soares Leão e pelas estudantes de Design de Interiores Amanda Bárbara da Silva (voluntária), Mirtis Karolayne Alves (voluntária) e Luana Lins da Rocha (bolsista).