Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > A continuidade de um legado: Coretfal anuncia André Sousa como novo maestro

A continuidade de um legado: Coretfal anuncia André Sousa como novo maestro

O anúncio foi feito oficialmente durante noite especial do XXI Festival Nordeste Cantat
por Gabriela Rodrigues publicado: 27/11/2023 13h27, última modificação: 27/11/2023 17h53
Exibir carrossel de imagens Na ocasião, o maestro André Sousa recebeu o figurino oficial de regente

Na ocasião, o maestro André Sousa recebeu o figurino oficial de regente

Anúncio foi feito em noite do Festival Nordeste Cantat, no Ifal MaceióO maestro André Sousa, docente do Ifal, regente do Coro Jovem do Ifal Maceió e representante regional da Associação Brasileira de Regentes é o novo maestro do Coral do Instituto Federal de Alagoas, o Coretfal.

O anúncio foi feito oficialmente no último sábado (25), durante o XXI Festival Nordeste Cantat, um encontro de coros que reuniu no auditório Oscar Sátyro grupos de canto coral de várias cidades. A noite foi marcada pela apresentação dos coros Coretfal, Carlos Gomes (Escola Estadual Cyro Accioly), Vida e Arte (Hospital Veredas), Vozes da Seduc (servidores da Educação), Jovem de Guaxuma (Igreja Adventista), Saúde em Canto (Secretaria Municipal de Saúde) e Hebrews, e pela estreia do novo regente.

O Coretfal, por 50 anos, foi regido por duas mulheres fortes, talentosas e intrépidas, sem medo da ousadia: as maestrinas Maria Augusta Monteiro e Fátima Menezes. "Como todos sabem, nossa querida Fátima Menezes partiu, há dois meses, deixando nosso grupo com a sensação de orfandade e solidão, tanto pela dor da saudade, como pela possibilidade de interrompermos um trabalho tão amoroso. Muitos talentosos amigos se predispuseram a dar continuidade a essa linda história. No entanto, o encontro perfeito aconteceu após a diretoria do Coretfal, junto com nosso preparador vocal, Felipe Oliveira, indicarem e nos trazerem o maestro André Souza ", anunciou Gal Monteiro, a porta voz do grupo, ao quebrar o protocolo do evento para entregar a André o figurino oficial de regente do coral.

Coretfal touxe ao Nordeste Cantat referência aos simbolismos regionais do espetáculo Festança"Estamos vivendo momentos de muita emoção, cumplicidade e aconchego porque o maestro chegou com o coração aberto e abraçou o nosso. Chegou disposto a dar seguimento ao legado da maestrina Fátima Menezes e, também, imprimir sua própria marca artística e pessoal a este trabalho. Por tudo isso, a chegada do maestro se converte, pra todos nós, em tempo de esperança. Tempo de Esperançar! ", destacou a coralista.

A escolha de André foi feita após muitas reflexões e reuniões entre a diretoria do Coretfal, avaliação do perfil de músicos e identificação com a proposta do coral. Emília Oliveira e Rita Regis, representantes da diretoria do Coretfal, fizeram a entrega do figurino ao novo maestro e destacaram que André tem o perfil adequado para a condução do coral. "Ficamos órfãos após a partida de Fátima, mas entendemos que agora temos alguém com esse perfil não somente técnico, mas acolhedor, cuidadoso.  E tudo aconteceu de forma muito natural, espontânea, diria até que espiritual, pois sentimos que essa é a melhor escolha", avalia Emília Oliveira.

Na ocasião de anúncio do novo regente, o diretor do Ifal Maceió Givaldo Oliveira parabenizou André e o Coretfal pela escolha, falou do orgulho de ter um professor do campus Maceió à frente do coral e colocou a diretoria do Instituto à disposição para o que for necessário durante a retomada dos trabalhos do Coretfal com o novo regente.

Conheça o maestro

André recebou de dirigentes do Coretfal o figurino de regente do CoralO  maestro André Sousa é docente do Instituto Federal de Alagoas desde 2017. É filiado e representante regional da Associação Brasileira de Regentes de Coros. Tem especialização em Regência Coral e está cursando Pós-Graduação em Pedagogia Vocal. Desenvolve projeto de pesquisa sobre técnica vocal e metodologias de ensaio para coros. Iniciou suas atividades artísticas em 2004, como ator, e já participou e realizou diversos cursos e oficinas. É regente do Coro Jovem do Ifal,  coordenador e regente da Coro Oficina do Ifal Maceió e, agora, regente do Coretfal.

Emocionado, o maestro, que tinha sido consultado pelo coral mas foi pego de surpresa pela quebra de protocolo no Nordeste Cantat, falou sobre a responsabilidade e a honra de ter sido escolhido para reger um coral com tantos talentos e histórias como o Cortefal. "O Coretfal é uma referência no Brasil e mesmo fora dele. É um patrimônio cultural e sei que colaborar para manter um legado assim é uma grande responsabilidade. É contribuir para manter o legado de duas mulheres importantes na cultura alagoana, Maria Augusta Monteiro e Fátima Menezes. Recebi muito apoio e força do grupo e estamos construindo esse novo momento. Só tenho a agradecer a confiança e honra que é fazer parte do Coretfal", reforça André.