Notícias
A arte do reuso: Projeto Bricolagem na Marcenaria cria novas peças a partir de materiais descartados
Um novo olhar sobre materiais descartados, que transforma resíduos oriundos da fabricação de um produto em outros produtos com nova forma e função: esse é a razão que move docentes, alunos e comunidade externa a tornarem cada vez mais vivo o projeto Bricolagem na Marcenaria Laboratório, que chega ao final do ano 2023 com peças produzidas em MDF e que deverão ser exibidas em exposição e culminância do projeto, ainda sem data prevista.
O projeto visa a produção de uma coleção, composta por peças criadas por cada participante, a partir dos conceitos de reuso - reutilizar, reaproveitar, utilizar novamente sem mudanças de forma, só de função - e de reciclagem. As atividades do projeto iniciaram em agosto/2023, com a formação e preparação da equipe executora, com a organização do material de divulgação e inscrições e com o planejamento dos encontros e das atividades. A equipe é composta por alunos do curso técnico de Artesanato e do superior de Design de Interiores, além de servidores do campus Maceió e de profissionais da comunidade externa: arquitetos, artesãos, marceneiros, estudantes de artes visuais, fotografia, produção cultural e produção de moda.
O foco da equipe é resgatar sobras de MDF decartados no ecoponto da Marcenaria Carmel (espaço de aproveitamento de materiais para futuras peças) e criar, a partir de uma nova consciência sobre o material, novos objetos. A professora do curso de Design de Interiores Patrícia Lins, integrante da coordenação do projeto, destaca que o maior ganho do projeto é apresentar aos participantes um novo olhar sobre o reuso materiais. "Abre-se uma nova perspectiva e um novo campo de atuação que envolve criatividade, sustentabilidade, conceito. É uma experiência muito enriquecedora e que vai muito além do ato de apenas reaproveitar sobras de MDF", destaca a professora.
A Marcenaria Carmel, parceira na ação extensionista, fornece as sobras de MDF utilizadas no Projeto Bricolagem e é a "Marcenaria Laboratório" utilizada como referência pelos alunos, que em visitas ao local, além de "garimpar" materiais, puderam acompanhar a produção artesanal de móveis sustentáveis e personalizados, priorizando a experiência do cliente.
A estudante de Design Ana Carolina Guimarães, criadora da marca dbri para a Rede Bricolar, relata que todo o processo de bricolagem, desde a coleta do material à criação e nomeação de um novo objeto, é uma experiência sensorial e intimista. "Fazer por você mesmo a partir dos recursos que você tem nos ajuda a enxergar novas possibilidades e aproveitar cada etapa do processo", destaca.
A marca dbri para a Rede Bricolar, concebida para identificar e conceituar o projeto, foi criada por Ana Carolina Guimarães, com a colaboração de toda a equipe executora, composta por discentes voluntários do Curso de Design de Interiores (Rachel Falcão, Tarciso Silva e Thaynara Santos) e pelas docentes orinetadoras Áurea Luiza Rapôso, Adriana Paula e Patrícia Lins.