Notícias
Projeto 'Letras no Sertão' do Ifal conquista Medalha de Excelência em feira científica no Chile
De Santana do Ipanema, em Alagoas, para Santiago, no Chile, o projeto "Letras no Sertão", desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, alcançou reconhecimento internacional. O trabalho foi apresentado na Expo Ciências Nacional Chile 2025, realizada na última semana, e conquistou uma Medalha de Excelência em Pesquisa Científica.
A estudante Maria Vivyan do Nascimento, do curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância (EaD), representou a instituição ao lado do professor Odair dos Santos, orientador do projeto.
A dupla garantiu a credencial para o evento internacional ao conquistar o 3º lugar na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) em 2024. O projeto foi criado em 2018 e, este ano, realizou a oitava edição. O evento articula as modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, movimentando a comunidade acadêmica do campus em atividades nas áreas de música, artes, literatura, moda, artesanato, dança e ciência.
Apresentação no Chile
O professor Odair dos Santos contou que o trabalho apresentado no Chile exigiu uma preparação especial, com foco nas demandas da feira e na arguição em língua espanhola. "O estande do projeto recebeu muitas visitas e elogios por parte de avaliadores e de outros participantes (do Chile e de outros países da América Latina)", destaca o professor.
Para a estudante, a viagem também foi uma experiência que ficará marcada em sua vida. "Moro em Santana do Ipanema e viajar para o Chile foi um sonho, já que foi minha primeira viagem internacional e a primeira vez em um evento internacional", relata Maria Vivyan. Ela descreve a experiência como a sensação de "estar representando o país em uma olimpíada" e afirma sentir-se realizada: "Os resultados do projeto resumem um esforço coletivo de muitos estudantes, professores e gestores que se envolvem e se empenham".
Impacto local
Em sua oitava edição, realizada em outubro de 2025, o "Letras no Sertão" teve como tema "Conectando corações, espalhando amor" e foi desenvolvido em parceria entre estudantes do Ensino Superior e do Ensino Integrado, em formato de Feira Literário-Cultural.
O evento reúne, anualmente, cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes e público externo, de dezenas de escolas de Santana e municípios da região. A iniciativa busca estimular a educação por meio da arte, da literatura e da ciência.
O professor Odair dos Santos explica que o projeto consegue aliar a teoria e a prática, permitindo que os acadêmicos das licenciaturas mobilizem os conhecimentos construídos e os apliquem na prática. Uma das atividades também busca melhorar os baixos índices de leitura e letramento na região: o "Letrinhas", um espaço exclusivo para divulgar a leitura para as crianças.
Próximas etapas
Com o sucesso internacional, o projeto já tem novas perspectivas: "pretendemos levar o projeto para outras feiras, no país e no exterior", adianta Odair dos Santos. Durante o evento no Chile, a equipe recebeu convites para participar da Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia (Mostra Amazônia), no Amapá, e da Feira Científica e Tecnológica (Ciencap), no Equador.