Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Projeto 'Letras no Sertão' do Ifal conquista Medalha de Excelência em feira científica no Chile
conteúdo

Notícias

Projeto 'Letras no Sertão' do Ifal conquista Medalha de Excelência em feira científica no Chile

Trabalho desenvolvido no Campus Santana do Ipanema foi premiado na Expo Ciências Nacional Chile 2025
por Elaine Rodrigues publicado: 01/12/2025 17h42, última modificação: 01/12/2025 17h42

De Santana do Ipanema, em Alagoas, para Santiago, no Chile, o projeto "Letras no Sertão", desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, alcançou reconhecimento internacional. O trabalho foi apresentado na Expo Ciências Nacional Chile 2025, realizada na última semana, e conquistou uma Medalha de Excelência em Pesquisa Científica.

Trabalho desenvolvido no Campus Santana do Ipanema foi premiado na Expo Ciências Nacional ChileA estudante Maria Vivyan do Nascimento, do curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância (EaD), representou a instituição ao lado do professor Odair dos Santos, orientador do projeto.

A dupla garantiu a credencial para o evento internacional ao conquistar o 3º lugar na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) em 2024. O projeto foi criado em 2018 e, este ano, realizou a oitava edição. O evento articula as modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, movimentando a comunidade acadêmica do campus em atividades nas áreas de música, artes, literatura, moda, artesanato, dança e ciência.

Apresentação no Chile 

Trabalho desenvolvido no Campus Santana do Ipanema foi premiado na Expo Ciências Nacional ChileO professor Odair dos Santos contou que o trabalho apresentado no Chile exigiu uma preparação especial, com foco nas demandas da feira e na arguição em língua espanhola. "O estande do projeto recebeu muitas visitas e elogios por parte de avaliadores e de outros participantes (do Chile e de outros países da América Latina)", destaca o professor. 

Trabalho desenvolvido no Campus Santana do Ipanema foi premiado na Expo Ciências Nacional ChilePara a estudante, a viagem também foi uma experiência que ficará marcada em sua vida. "Moro em Santana do Ipanema e viajar para o Chile foi um sonho, já que foi minha primeira viagem internacional e a primeira vez em um evento internacional", relata Maria Vivyan. Ela descreve a experiência como a sensação de "estar representando o país em uma olimpíada" e afirma sentir-se realizada: "Os resultados do projeto resumem um esforço coletivo de muitos estudantes, professores e gestores que se envolvem e se empenham".

Impacto local

Oitava edição do projeto Letras no SertãoEm sua oitava edição, realizada em outubro de 2025, o "Letras no Sertão" teve como tema "Conectando corações, espalhando amor" e foi desenvolvido em parceria entre estudantes do Ensino Superior e do Ensino Integrado, em formato de Feira Literário-Cultural.

O evento reúne, anualmente, cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes e público externo, de dezenas de escolas de Santana e municípios da região. A iniciativa busca estimular a educação por meio da arte, da literatura e da ciência.

O professor Odair dos Santos explica que o projeto consegue aliar a teoria e a prática, permitindo que os acadêmicos das licenciaturas mobilizem os conhecimentos construídos e os apliquem na prática. Uma das atividades também busca melhorar os baixos índices de leitura e letramento na região: o "Letrinhas", um espaço exclusivo para divulgar a leitura para as crianças.

Próximas etapas

Trabalho desenvolvido no Campus Santana do Ipanema foi premiado na Expo Ciências Nacional ChileCom o sucesso internacional, o projeto já tem novas perspectivas: "pretendemos levar o projeto para outras feiras, no país e no exterior", adianta Odair dos Santos. Durante o evento no Chile, a equipe recebeu convites para participar da Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia (Mostra Amazônia), no Amapá, e da Feira Científica e Tecnológica (Ciencap), no Equador.