Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Estudantes do Ifal apresentam trabalho em Seminário de Pedagogia Região Nordeste

Evento aconteceu em Recife e também contou com participação de docentes da entidade
por Jhonathan Pino publicado: 25/09/2024 09h49, última modificação: 25/09/2024 09h49

Cinco estudantes e dois docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia (EAD) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentaram trabalhos no Seminário de Pedagogia Região Nordeste, realizado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, entre os dias 12 e 13 de setembro. O evento, organizado pelo coletivo democrático Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed), teve como foco central a discussão sobre os fundamentos epistemológicos da profissão.

Os discentes Janecléia Ribeiro, Jannayna Firmino, Juliana Maria da Silva e Sidney Silva Martins fizeram apresentação oral do trabalho “Aproximações com os processos formativos em espaços não escolares: a práxis do pedagogo atuante na área jurídica”. Janecléia ainda expôs, na mesma modalidade, o trabalho “A importância de atividades adaptadas para a inclusão no ensino de Ciências”.Édipo Adriano Santos apresentou o  trabalho A pedagogia para além dos muros aprofundamentos sobre a pedagogia social.jpeg

A professora Divanir Maria de Lima e aluno Édipo Adriano Santos fizeram a apresentação oral do trabalho “A pedagogia para além dos muros: aprofundamentos sobre a pedagogia social”.  Por fim, a professora Danielle da Silva e o aluno Luiz Cesar da Silva expuseram o trabalho “Educação não formal no movimento de adolescentes e crianças no município de Delmiro Gouveia”.

Para a coordenação do curso, a participação da Pedagogia no Seminário reforça o compromisso com a formação de qualidade e a integração com outras instituições.

“A delegação do Ifal foi composta por cinco estudantes e duas docentes, que participaram ativamente com a apresentação de trabalhos acadêmicos, resultados dos trabalhos e pesquisas realizadas no curso. A experiência permitiu aos alunos uma troca significativa de saberes, além da oportunidade de conhecer diferentes vivências e práticas pedagógicas em instituições da região Nordeste”, avalia a coordenadora, Danielle da Silva.Janecléia Ribeiro, Jannayna Firmino, Juliana Maria da Silva e Sidney Silva Martins formaram equipe de alunos em apresentação oral.jpeg

O aluno Sidney Martins, do Polo Arapiraca, destacou que a participação no Seminário foi uma oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidas nas atividades no curso, inseri-los nas discussões mais recentes sobre o campo da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão e estreitar laços com colegas e professoras em momentos prazerosos de lazer e descontração.

“Agradecemos ao Ifal por nos motivar a participar do evento e, mais que isso, viabilizar toda nossa estada em Recife, através das ações de apoio estudantil. Obrigado por todo empenho, atenção e cuidado dedicado a nós desde o processo de concepção dos trabalhos, até nossa ida ao evento. Espero que outras (os) colegas de turma possam se juntar a nós nas próximas oportunidades”, enfatizou Sidney.