Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Divulgado edital para professores formadores de cursos a distância da UAB

Divulgado edital para professores formadores de cursos a distância da UAB

publicado: 19/04/2023 17h20, última modificação: 20/04/2023 11h36

Por Isabelle Guedes*

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio da Diretoria de Educação a Distância, divulgou, nesta quarta-feira (19/04), o edital de seleção interna de professores formadores para cursos a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As vagas são destinadas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras-Português e Licenciatura em Pedagogia. As inscrições devem ser realizadas por este link [ead2.Ifal.edu.br/selecao], entre 26 de abril e 26 de maio.

Os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil são ofertados semi-presencialmente, nos polos UAB, com encontros síncronos ou presenciais nos finais de semana, regidas por um professor formador com o auxílio de um tutor. As vagas ofertadas pelo Ifal são destinadas aos polos Arapiraca, Cajueiro, Coruripe, Maceió-Poço, Maceió-Tabuleiro, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema e São José da Laje.

Para participar do processo seletivo, os professores devem possuir graduação na área de formação, com pós-graduação com experiência mínima de um a três anos, a depender da vaga concorrida. O valor da bolsa é de R$ 1.850,00 para os que comprovarem três anos de magistério e R$ 1.550,00, destinada àqueles que tiverem experiência de um ano como mestre.

A classificação é realizada por meio de uma prova de títulos, com máximo de 100 pontos. Serão avaliados: mestrado, doutorado, participação em cursos de formação na área de conhecimento e experiências como professor na modalidade presencial e a distância. A comissão avaliadora será formada por servidores da Pró-Reitoria de Ensino do Ifal.

Quando classificado, o candidato deverá participar de uma formação, que constará de um momento presencial, de presença obrigatória, e outros on-line, com exigência de cumprimento mínimo de 75% das atividades. O Processo Seletivo Simplificado Interno terá validade de quatro anos, contados a partir da data de publicação do resultado final.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 2 de junho, com período de recurso entre 5 e 6 de junho. Em 14 de junho deverá ser divulgado o resultado final, neste link [ead2.Ifal.edu.br/selecao]

Confira abaixo o edital completo.

EDITAL Nº 006/2023/IFAL/PROEN/DIREAD

* Sob a supervisão de Bruno Andrade