Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Ensino > Cursos > Superior > Licenciatura em Letras-Português
conteúdo

Licenciatura em Letras-Português/EAD

O(A) licenciado(a) em Português/EAD possui como área de atuação profissional a docência na educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O(A) licenciado(a) poderá, ainda, atuar na gestão escolar, bem como continuar a sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação em Letras ou em Educação. Também atuará propositivamente de forma a compreender a prática docente como um processo dinâmico e espaço de criação, reflexão e recriação de conhecimentos; compreender a língua enquanto construção humana, situada dentro de um contexto cultural, social, político e econômico; interagir na sociedade, com uma visão crítica que lhe permita diferentes leituras da realidade em que vai atuar, com profissionalismo, encarando a docência como profissão de dimensão social e transformadora; lidar, de forma crítica, com diferentes linguagens nos contextos oral e escrito e com competência para formar leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e tipos textuais e registros linguísticos, levando em conta as novas tecnologias digitais da informação e comunicação aplicáveis ao ensino; refletir teórica e criticamente sobre a linguagem e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; cultivar e difundir a sensibilidade estética, numa visão plural de arte e cultura, que favoreça o protagonismo nas práticas de formação de leitores nas várias formas de linguagem artística; atuar propositivamente na busca de soluções políticas, pedagógicas e técnicas para questões inerentes à escola, à sociedade, mediante diálogo entre teoria e prática; desenvolver uma visão crítica dos problemas educacionais brasileiros, construindo coletivamente soluções compatíveis com os contextos em que atua; identificar problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem, propondo soluções adequadas a cada realidade posta, com pluralidade de ideias e concepções pedagógicas; atuar no mundo do trabalho de forma eficiente, ética e comprometida com os novos valores sociais, tais como as diferenças de gêneros, as mudanças nos estratos sociais e econômicos, as peculiaridades regionais e linguísticas; compreender a pesquisa como princípio educativo, tomando-a como referência para o ensino na educação básica.

Locais de oferta

Polos presenciais, devidamente credenciados junto a DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Letras-Português à Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES.

Modalidade

Licenciatura

A distância

Carga horária

3.325 horas

Duração

08 (oito) períodos

Vagas (1ª entrada; 2ª entrada)

Condicionadas a editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

Fale com a coordenação

Nome da coordenadora: Lorena Norberta da Silva   

E-mail institucional da coordenação: lorena.norberta@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: 2126-6264

Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/0695591828264337 

 

Forma de acesso ao curso

A forma de acesso ao Curso de Licenciatura em Letras/Português a distância do IFAL obedece às normas do Ministério da Educação – MEC para o Ensino Superior. O ingresso dar-se-á, prioritariamente, no primeiro período do curso, direcionado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente na forma da lei. A seleção dos candidatos será efetuada com base nos resultados obtidos pelos estudantes em processo seletivo realizado por meio de Edital publicado pelo IFAL, sendo o número de vagas condicionado aos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), respeitando o percentual de reserva de vagas da legislação vigente.

A Instituição poderá adotar, também, outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferência, equivalência e reopção.   

Pré-requisitos para ingressar no curso

Estar concluindo ou ter concluído o ensino médio ou equivalente. 

Documentos