Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Ensino > Cursos > Superior > Licenciatura em Letras-Português > Licenciatura em Letras-Português
conteúdo

Banner_Curso_Letras

Apresentação

O curso de Licenciatura em Letras a Distância estabelece reflexões críticas voltadas para os fenômenos da linguagem em todas as suas manifestações, com ênfase para o ensino. O curso tem por finalidade formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturasbuscando integrar os conhecimentos didático-pedagógicos, os conhecimentos científicos específicos do curso e os saberes de outros campos disciplinares fundamentais para o exercício da docência, num processo de formação contextualizada. O campo de atuação do profissional de Letras ultrapassa o domínio filosófico e científico dos estudos linguísticos e literários para se inserir no contexto mais amplo das relações sociopolíticas e culturais, que permeiam o ato da docência e a ação do pesquisador e do estudioso da linguagem. 

 

Perfil do Egresso

A formação do perfil de egresso demanda o constante exercício do ato de refletir sobre a relevância pública e social das competências, dos conhecimentos, das habilidades e dos valores alcançados na vida universitária, com realce para os aspectos éticos implicados. A formação desse perfil determina uma ação pedagógica criativa, inovadora, centrada na realidade dos contextos educacionais, socioculturais, econômicos e políticos da região onde os cursos estão inseridos. Implica, ainda, uma compreensão de educação que (re)conheça o protagonismo de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e que tenha a interação como pressuposto epistemológico da construção e ressignificação do conhecimento. 

A área de atuação profissional é a docência na educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O licenciado poderá, ainda, atuar na gestão escolar, bem como continuar a sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação em Letras ou em Educação. 

O licenciado em Letras-Português deve ter sua formação acadêmica pautada na missão desta Instituição, que é “promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o exercício da cidadania, para o mundo do trabalho e para contribuir com o desenvolvimento sustentável”.

Coordenação

Coordenação: Reinaldo Rafael de Albuquerque Pereira Junior (http://lattes.cnpq.br/2743116222565035)

Telefone: 2126-6264

E-mail da coordenação: letras.diread@ifal.edu.br

Informações Básicas

Campus: DIREAD

Área de Concentração: Educação

Nível: Graduação – Licenciatura.

Modalidade: A distância (EaD)

Quantidade de vagasCondicionadas à editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

Locais de oferta: Polos presenciais, devidamente credenciados junto a DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Letras a Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES.

Duração: 8 semestres

Carga horária total:  3.325h

 

Componentes Curriculares e Docentes

1º SEMESTRE2º SEMESTRE3º SEMESTRE
4º SEMESTRE5º SEMESTRE6º SEMESTRE
7º SEMESTRE8º SEMESTRE

ATIVIDADES TEÓRICO

PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO – ATPA

PRÁTICA EXTENSIONISTA



Mais Informações