Apresentação
O curso de pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional é destinado a profissionais de ensino que atuam na docência na educação básica sem a devida formação pedagógica, com carga horária de 620h distribuídos em doze meses, nas modalidades semipresencial e remoto (enquanto durar a pandemia do novo coronavírus), conforme Resolução nº 50, de 28 de agosto de 2020, que estabelece as Diretrizes Institucionais do Ensino Remoto Emergencial.
Esta especialização busca complementar a formação dos docentes em exercício que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no estado de Alagoas para o nível básico de escolarização, tendo como pressuposto a compreensão da importância do efetivo desempenho docente em todas as suas dimensões e ofertará 180 vagas, as quais destinar-se-ão aos professores do IFAL sem a formação pedagógica exigida pela legislação vigente para atuar na educação básica e podendo parte das vagas serem preenchidas através de processo seletivo aberto aos professores da rede pública estadual que se encontram na mesma situação.
Coordenação
Coordenação: Walker Araújo Ataide
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6633919671327276
Telefone: (82) 2126-6264
E-mail da coordenação: coord.esp.docencia@ifal.edu.br.
Informações básicas
Campus: Polos da EAD: Maceió, Arapiraca, Maragogi, Penedo, Piranhas e São José da Laje.
Área de Concentração: Educação
Nível: Especialização
Modalidade: A distância
Quantidade de vagas: Serão ofertadas 180 (cento e oitenta) vagas, para o Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional, na modalidade a distância, sendo 30 (trinta) vagas em cada um dos polos: Arapiraca, Maceió, Maragogi, Penedo, Piranhas e São José da Laje.
Carga horária mínima de integralização: 620h
Número de créditos: 12
Frequência mínima exigida: 75%
Funcionamento do curso: Sábado
Horário: aula e atividades presenciais: 8h às 17h (sábado)
Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 14 meses (12 meses de disciplinas + 2 meses para o TCC)
Público Alvo: Professores graduados, não licenciados, que atuam no exercício da docência na Educação Profissional no IFAL e nas redes públicas de ensino do estado de Alagoas.
Linhas de pesquisa: Pesquisa-ação no contexto da Educação Profissional.
Disciplinas e Corpo Docente
Disciplina | Docente | Titulação | Link para o currículo Lattes | Carga horária |
Ambiente Virtual de Aprendizagem | Walker Araújo Ataide | Mestre | http://lattes.cnpq.br/6633919671327276 | 20h |
Trabalho, educação e identidade profissional | Fábio Marques Bezerra | Mestre | 60h | |
Cultura, trabalho e educação | Taysa Kawanny Ferreira Santos | Mestre | 40h | |
Trabalho e políticas educacionais | Sheilla Silva da Conceição | Mestre | 60h | |
Seminário de pesquisa-ação I | Ana Paula Santos de Melo Fiori | Doutora | http://lattes.cnpq.br/2598153346850335 | 20h |
História da educação profissional no Brasil | Fábio Marques Bezerra | Mestre | 40h | |
Legislação Educacional e Educação Profissional | Jairo José de Souza | Mestre | 40h | |
Políticas públicas da educação profissional | Sheilla Silva da Conceição | Mestre | 40h | |
Seminário de pesquisa-ação II | Ana Paula Santos de Melo Fiori | Doutora | 20h | |
Organização curricular para a educação profissional e tecnológica | Paula Rejane Lisboa da Rocha | Doutor | 40h | |
Desenvolvimento e aprendizagem na educação | Lilian Francielle Silva Ferreira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/8837364772751006 | 40h |
Gestão na educação profissional e tecnológica | Jailson Costa | Doutor | http://lattes.cnpq.br/4481661071361187 | 40h |
Didática Geral | Maria Amábia Viana Gomes | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9432338329387792 | 40h |
Planejamento da ação docente | Maria Amábia Viana Gomes | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9432338329387792 | 40h |
Avaliação na Educação Profissional | Nádson Araújo dos Santos | Mestre | 40h | |
TCC | Professores formadores do curso. | 40h |
Atos regulatórios
RESOLUÇÃO Nº 36/CS, DE 04 DE OUTRUBRO DE 2013 - Ato regulatório do curso. O Curso equivale à licenciatura, desde que o/a candidato/a atenda aos requisitos dos termos do inciso I, § 2o, art. 40, da RESOLUÇÃO CNE/CEB no 6, de 20 de setembro de 2012, permitindo a atuação na Educação Profissional. A distribuição de vagas está assegurada pela Lei nº 12.711, de 29/08/2012, e pela Orientação Normativa nº 02/PRPPI/IFAL, de 26/04/2018.
PORTARIA No 949/IFAL, DE 23 DE MARÇO DE 2021 - Designa o professor WALKER ARAÚJO ATAÍDE - matrícula SIAPE no 1838181 Como Coordenador do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional na Modalidade a Distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas, uma vez que o referido docente obteve a segunda colocação no processo eleitoral realizado conforme disposto no Edital No 223/2020 - PROEN/DIREAD.