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Perfil

O curso de pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional é destinado a profissionais de ensino que atuam na docência na educação básica sem a devida formação pedagógica, com carga horária de 620h distribuídos em doze meses, nas modalidades semipresencial e remoto (enquanto durar a pandemia do novo coronavírus), conforme Resolução nº 50, de 28 de agosto de 2020, que estabelece as Diretrizes Institucionais do Ensino Remoto Emergencial. 

Esta especialização busca complementar a formação dos docentes em exercício que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no estado de Alagoas para o nível básico de escolarização, tendo como pressuposto a compreensão da importância do efetivo desempenho docente em todas as suas dimensões e ofertará 180 vagas, as quais destinar-se-ão aos professores do IFAL sem a formação pedagógica exigida pela legislação vigente para atuar na educação básica e podendo parte das vagas serem preenchidas através de processo seletivo aberto aos professores da rede pública estadual que se encontram na mesma situação. 

Coordenação

Coordenação: Walker Araújo Ataide

Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento (UFAL, 2015) e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNCISAL, 2010). É professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) desde 2011, tendo lecionado disciplinas na modalidade presencial, principalmente no contexto de desenvolvimento de software e informática básica, nos cursos técnicos integrado, subsequente, EJA, FIC e de graduação. Na modalidade de ensino à distância, lecionou cursos superiores e técnicos na UAB, ETEC e Novos Caminhos. Esteve como Coordenador dos Cursos Técnicos Subsequentes de Informática e Informática para Internet no IFAL Campus Rio Largo por 4 anos e 5 meses (Port. Nº 34/DG de 18/10/2016 e  atualmente está como Coordenador de Curso na Especialização em Docência na Educação Profissional  UAB/IFAL (Portaria nº 949/IFAL, de 23 de março de 2021).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6633919671327276

Telefone: (82) 2126-6264 

E-mail da coordenação:  coord.esp.docencia@ifal.edu.br. 

Informações básicas

Campus: Polos da EAD: Maceió, Arapiraca, Maragogi, Penedo, Piranhas e São José da Laje.

 Modalidade: Semipresencial (enquanto durar a pandemia será adotado o Ensino Remoto Emergencial).

Turno: as aulas e as avaliações presenciais acontecerão no Polo para o qual o/a estudante se matriculou, em dias de sábado com início às 8h e término às 17h (podem ser substituídas por momentos não presenciais, durante o período de emergência de saúde pública decorrente da Covid – 19, autorizado por ato normativo institucional, até que sejam liberadas).

Área de concentração: Educação.

Linhas de pesquisa: Pesquisa-ação no contexto da Educação Profissional.

Quantidade de vagasSerão ofertadas 180 (cento e oitenta) vagas, para o Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional, na modalidade a distância, sendo 30 (trinta) vagas em cada um dos polos: Arapiraca, Maceió, Maragogi, Penedo, Piranhas e São José da Laje.

Carga horária mínima de integralização: 620h

Perfil do egresso: Professores graduados, não licenciados, que atuam no exercício da docência na Educação Profissional no IFAL e nas redes públicas de ensino do estado de Alagoas.

Projeto Pedagógico do Curso

Disciplinas e Corpo Docente

Disciplina

Docente

Titulação

Link para o currículo Lattes

Carga horária

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Walker Araújo Ataide

Mestre

http://lattes.cnpq.br/6633919671327276

20h

Trabalho, educação e identidade profissional

Fábio Marques Bezerra

Mestre


60h

Cultura, trabalho e educação

Taysa Kawanny Ferreira Santos

Mestre


40h

Trabalho e políticas educacionais

Sheilla Silva da Conceição

Mestre


60h

Seminário de pesquisa-ação I

Ana Paula Santos de Melo Fiori

Doutora

http://lattes.cnpq.br/2598153346850335

20h

História da educação profissional no Brasil

Fábio Marques Bezerra

Mestre


40h

Legislação Educacional e Educação Profissional

Jairo José de Souza

Mestre


40h

Políticas públicas da educação profissional

Sheilla Silva da Conceição

Mestre


40h

Seminário de pesquisa-ação II

Ana Paula Santos de Melo Fiori

Doutora

http://lattes.cnpq.br/2598153346850335

20h

Organização curricular para a educação profissional e tecnológica

Paula Rejane Lisboa da Rocha

Doutor

http://lattes.cnpq.br/9170949640305247

40h

Desenvolvimento e aprendizagem na educação

Lilian Francielle Silva Ferreira

Mestre

http://lattes.cnpq.br/8837364772751006

40h

Gestão na educação profissional e tecnológica

Jailson Costa

Doutor

http://lattes.cnpq.br/4481661071361187

40h

Didática Geral

Maria Amábia Viana Gomes

Mestre

http://lattes.cnpq.br/9432338329387792

40h

Planejamento da ação docente

Maria Amábia Viana Gomes

Mestre

http://lattes.cnpq.br/9432338329387792

40h

Avaliação na Educação Profissional

Nádson Araújo dos Santos

Mestre


40h

TCC

Professores formadores do curso.



40h


Atos regulatórios

RESOLUÇÃO Nº 36/CS, DE 04 DE OUTRUBRO DE 2013 - Ato regulatório do curso. O Curso equivale à licenciatura, desde que o/a candidato/a atenda aos requisitos dos termos do inciso I, § 2o, art. 40, da RESOLUÇÃO CNE/CEB no 6, de 20 de setembro de 2012, permitindo a atuação na Educação Profissional. A distribuição de vagas está assegurada pela Lei nº 12.711, de 29/08/2012, e pela Orientação Normativa nº 02/PRPPI/IFAL, de 26/04/2018.

PORTARIA No 949/IFAL, DE 23 DE MARÇO DE 2021 - Designa o professor  WALKER ARAÚJO ATAÍDE - matrícula SIAPE no 1838181 Como Coordenador do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional na Modalidade a Distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas, uma vez que o referido docente obteve a segunda colocação no processo eleitoral realizado conforme disposto no Edital No 223/2020 - PROEN/DIREAD. 

Estrutura curricular

Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final)14 meses  (12 meses disciplinas + 2 TCC)
Critérios de SeleçãoProva escrita e currículo
N.º de vagas30 por polo (180 no total)
N.º de horas620h
N.º de créditos12
Frequência mínima exigida75%
Dias da semana de funcionamento do cursoSábado
Horário

aula e atividades presenciais: 8h às 17h (sábado)

Tipo do cursoPós-graduação lato sensu, na modalidade semipresencial/online


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