Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Ifal Coruripe abre inscrições para 144 vagas em cursos técnicos integrados

Ifal Coruripe abre inscrições para 144 vagas em cursos técnicos integrados

Oferta é para quem já concluiu ou está prestes a concluir o ensino fundamental

por Roberta Rocha publicado: 12/01/2021 18h30, última modificação: 18/01/2021 11h11

Estão abertas, desde a última segunda--feira (11), as inscrições no Edital nº 21/2020 do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em 2021. No Campus Coruripe, são ofertadas 144 vagas na modalidade integrado (para quem concluiu o ensino fundamental), sendo 72 para o curso técnico em Mecânica e 72 para o curso técnico em Edificações.

As inscrições são gratuitas e encerram no dia 12 de fevereiro, no endereço exame.ifal.edu.br.

Acesse o Edital Nº 21/2020

Método de seleção -  Nesta edição do certame, além de aumentar o percentual das cotas reservadas a candidatos de escola pública para 60%, o Ifal vai adotar formas de ingresso distintas dos anos anteriores. Para garantir as medidas de segurança e prevenção à pandemia do coronavírus, não haverá aplicação de provas presenciais.

Os candidatos à modalidade integrado serão selecionados mediante análise do histórico escolar considerando as notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos aos cursos subsequentes, serão consideradas as notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas.

Em razão do novo método de seleção, será necessário anexar já no momento da inscrição a cópia digitalizada do CPF e  uma cópia digitalizada (frente e verso, se for o caso) do Histórico Escolar ou Declaração Escolar, contendo o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola. Nos anexos dos editais, é possível encontrar o modelo da Declaração Escolar exigida pelo certame, em caso da impossibilidade de apresentar o Histórico.

Como se inscrever -  A página de inscrição no processo seletivo foi reformulada. Desse modo, mesmo quem já possui cadastro no sistema antigo, terá que fazer um novo cadastro. Há um vídeo tutorial publicado no canal do Ifal no Youtube, explicando o passo a passo.

No cadastro, o candidato deverá informar obrigatoriamente seu número de CPF, não sendo aceito em hipótese alguma outro CPF que não seja o do candidato. Também são dados obrigatórios o nome completo, data de nascimento, endereço físico e e-mail. No caso de candidatos menores de idade, eles deverão fornecer, além de seus próprios dados, os dados do responsável.

Os organizadores do certame pedem atenção para o preenchimento correto do e-mail, pois as informações referentes ao processo seletivo serão fornecidas por esse meio de comunicação. A recomendação também é estar atento ao preenchimento correto da data de nascimento, já que de acordo com o edital, ela será utilizada como critério de desempate.

Cada candidato poderá ter apenas uma inscrição por seleção. Para as inscrições por cota, o candidato deve concorrer apenas por uma cota. Em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição, mas o novo site deixará registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas.

Outra característica do novo site de inscrição é seu caráter responsivo, ou seja, o tamanho das páginas se adaptam ao tamanho das telas onde elas são exibidas, seja em celulares, tablets ou computadores. A medida visa facilitar a visualização do usuário.

Sobre o Ifal - Atualmente, o Instituto conta com 16 unidades de ensino, sendo duas na capital alagoana, nos bairros do Poço e Benedito Bentes, e as demais nos municípios de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

A oferta da instituição, que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contempla cursos técnicos, graduações e pós-graduações, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Em relação aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, para os ingressantes em 2021, eles passam a ter duração de três anos.