Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Segundo dia de apresentações da IV Mostra de Ações Multidisciplinares
conteúdo

Notícias

Segundo dia de apresentações da IV Mostra de Ações Multidisciplinares

Ações apresentadas incluem reaproveitamento de produtos

publicado: 24/10/2018 22h44, última modificação: 24/10/2018 22h44

Encerrou-se hoje a IV Mostra de Ações Multidisciplinares, que reuniu 56 ações, entre salas temáticas, stands e apresentações orais. 

Nestes stands foram apresentados ao público várias ideias inovadoras, como a produção de bebida alcoólica com adição de frutas, a agregação de valor à tilápia, a produção e análise de alimentos à base de algaroba e o reaproveitamento de restos de frutas e vegetais em receitas caseiras.  Sobre as bebidas, a aluna Alice Oliveira relata que o produto não é comercializado na cidade, o que a impulsionou a criá-lo.

Também por uma deficiência presente no mercado, a aluna Kécia Benedito fala que a tilápia, encontrada em municípios da região como Jaramataia, é geralmente servida em restaurantes apenas cozida ou frita, o que motivou sua equipe a diversificar os pratos feitos com o peixe.

Outra inspiração para a criação ou implementação de novos produtos na região vêm de novos usos para insumos agrícolas que normalmente não seriam consumidos por humanos, como é o caso da algaroba. "A vagem de algaroba, conhecida popularmente como "bagem", é uma planta comum do semiárido que é usada normalmente para consumo animal, então procurou-se um uso para consumo humano, e assim chegamos ao cookie com 15% de algaroba", diz o aluno Euller José.

Com o foco de preservar o meio ambiente, a aluna Joanna Beatriz relata que os restos de comida, geralmente destinados a porcos, podem ser reaproveitados em receitas como bolo de casca de banana e estrogonofe de pontas desprezadas de legumes.

O evento foi encerrado com a apresentação da Banda 3/4, formada por alunos da instituição.