Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Projeto do Campus Batalha ensina a produzir sabonetes artesanais

Projeto do Campus Batalha ensina a produzir sabonetes artesanais

O projeto ensina a fazer sabonetes a partir de sementes de frutas e ervas

publicado: 29/08/2017 21h11, última modificação: 29/08/2017 21h11

Com o objetivo de divulgar para o público interno e externo as ações institucionais, além de despertar em nossos estudantes e servidores a importância das ações extensionistas para o desenvolvimento institucional e profissional e pessoal, a partir desta semana publicaremos uma série de notícias sobre as ações de extensão em desenvolvimento no Campus Batalha durante o ano de 2017.

Para iniciar esta série, apresentamos o projeto “Produção de sabonetes artesanais com sementes de frutas e ervas”, coordenado pela Profª. Drª. Danielle Martins Lemos, com a assessoria das alunas bolsistas e voluntária Rayane Silva Nunes, Vitória de Carvalho Silva e Yasmim Silva Melo, todas alunas do Curso Técnico de Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Campus Batalha.

O projeto tem como objetivo elaborar um produto de baixo custo proporcionando aos participantes uma forma de complementar sua renda, além de aproveitar as ervas e sementes de frutas e incentivar a sustentabilidade na comunidade. A docente, junto com suas alunas, observavam que os resíduos das frutas eram normalmente descartadas pela comunidade, causando um grande acúmulo de cascas e sementes, além da grande acessibilidade a ervas nas regiões atendidas, pois as pessoas as cultivavam em seus quintais. Por meio de oficinas expositivas, as extensionistas ensinam a elaborar o sabonete a pessoas de várias comunidades do sertão alagoano, a partir da adição de glicerina com a utilização das sementes e ervas. "Outros ingredientes estão envolvidos, então explicamos a função de cada um", diz Danielle.

As comunidades atendidas até o presente momento foram: Timbaúba, Saúde de Baixo, Saúde de Cima, todos povoados do município de Batalha, além do Alto do São Jorge e São Francisco, situados na região circunvizinha. Os públicos atendidos em sua maioria foram donas de casa e estudantes residentes nos bairros e povoados da cidade de Batalha.

Os níveis de satisfação dos participantes foram de 95% "muito satisfeito" e 5% "satisfeito" com a ação. Segundo a coordenadora do projeto, “conseguimos incentivar os participantes a empreender, gerando uma fonte de renda com a venda dos sabonetes artesanais com sementes de frutas e ervas". A professora espera também que o conhecimento aplicado seja bem utilizado pelos participantes do projeto de extensão, e que possam usá-lo até aumentar sua renda familiar.