Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Projeto de extensão realiza produção de documentário sobre comunidade rural de Batalha

publicado: 06/10/2022 15h43, última modificação: 06/10/2022 22h58

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

Atualmente na fase de preparação do primeiro roteiro e, em paralelo, realizando uma pesquisa histórica na Prefeitura de Batalha para fazer o levantamento da formação do povoado, a equipe do “DOCUMENTÁRIO E PATRIMÔNIO – Comunidade Alto do Meio, Batalha-AL”, projeto de extensão, está a todo vapor.

Desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Agroindústria Joyce Teresa Pereira dos Santos e Ícaro Jean Santos Silva, junto com a professora de Artes Marina Milito, o projeto consiste na criação de um documentário, sobre a formação e a história da comunidade. A proposta foi desenvolvida com a colaboração, na elaboração do roteiro e do documentário, de aproximadamente 13 jovens de 12 a 19 anos integrantes da comunidade.

Segundo encontro com os jovens da comunidade  Iniciado em julho deste ano, o objetivo da proposta é preservar a memória oral e visual do povoado Alto do Meio, além de conscientizar os jovens locais em relação à valorização do patrimônio cultural da comunidade e gerar um sentimento de pertencimento em seus habitantes. Ao todo serão seis meses de atividades.

“Pretende-se desenvolver um trabalho de formação cidadã e artística e de valorização do patrimônio local”, informou Marina Milito, coordenadora do projeto.

Ela conta que a proposta teve como origem uma atividade curricular da disciplina de Arte em 2021, dentro do conteúdo “Cinema e Patrimônio" realizado em parceria com a professora Viviane Melo. Durante o desenvolvimento da tarefa, os estudantes produziram documentários sobre patrimônio cultural da região da bacia leiteira do sertão alagoano.

O sucesso do desdobramento da atividade fez com que fossem criados quatro grupos de pesquisa orientados pela professora Marina Milito. Essas pesquisas foram apresentadas nos eventos do campus, como o IV Seminário Temático do IFAL Campus Batalha e da IV Mostra Multidisciplinar, sendo que três delas foram premiadas na Mostra.

Quarto encontro com os jovens da comunidade  “Descobrimos histórias e práticas em geral desconhecidas e exaltamos a potência da cultura sertaneja em belas produções audiovisuais, cheias de relatos emocionantes de gente simples da terra, que carrega uma imensa sabedoria popular em suas práticas cotidianas, permeadas de imagens que revelam toda a beleza da aridez do sertão – por muitos, estigmatizada”, relatou a professora Marina Milito.

A comunidade do Alto do Meio, que fica na zona rural do município de Batalha, abriga um pequeno número de habitantes. São 25 casas com média de cinco moradores cada que vivem da agricultura e pecuária familiar.

Joyce, que também é moradora da comunidade, fala sobre sua vivência no projeto: “Com certeza as experiências que mais me enriqueceram foram do contato com os participantes do projeto, poder ouvir o que eles sabiam e também as suas sugestões para o documentário, é muito gratificante. Além de ver que eles aprenderam com o que passamos para eles. ”, descreveu a estudante.

Etapas do projeto
Após reuniões virtuais de planejamento da equipe, o grupo começou uma convocação daqueles, dentro da comunidade, que teriam interesse em participar. Então, foram realizados quatro encontros presenciais para que os jovens pudessem conhecer os conceitos de patrimônio cultural e de documentário, além de aprender como elaborar o roteiro para posterior produção desse documentário. Também houve orientação sobre gravação e edição de vídeo.Joyce e Ícaro apresentando o projeto na 39 ª Expo Bacia Leiteira

Os estudantes do Ifal, Joyce e Ícaro, criaram uma conta no Instagram para divulgação da evolução do projeto @projeto.altodomeio. Houve também uma etapa para coletar depoimentos de ex- moradores da comunidade através de entrevistas em que estes puderam falar da importância do povoado em suas vidas.

Ícaro fala das suas expectativas em relação ao projeto: “Eu espero que o projeto continue indo da maneira como está. E que ao chegar na reta final, da finalização do documentário e divulgação do mesmo, que o máximo de pessoas possa ver a importância que a cultura possui em um lugar, mesmo em um povoado pequeno e pouco conhecido. E que outros projetos se inspirem no nosso, procurando explorar outras comunidades pequenas e pouco conhecidas, para assim expor a cultura, a importância, os patrimônios e tudo mais que faz aquele lugar ser o que é. Para mais pessoas reconhecerem e darem a devida importância e para que os moradores desses povoados se sintam de alguma forma representados e valorizados, afinal esse é o verdadeiro motivo de tudo.”, declarou o jovem.

Na conclusão do projeto será realizada uma sessão de transmissão para apresentar o documentário à comunidade, e publicação nas redes sociais.

Extensão no Campus Batalha em série de reportagens

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) são verdadeiras ações transformadoras. Alguns trazem propostas de novos produtos e processos, outros a possibilidade de modificar a vida de um grupo ou um novo olhar acerca de uma situação. Eles, buscam promover melhorias sociais, culturais e de aprendizado nas localidades em que são produzidos e para os alunos participantes.

Por isso, a partir de serão apresentados alguns desses projetos para que sejam conhecidos, e o que é produzido pelo Ifal Campus Batalha possa ser acompanhado por toda a comunidade.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade