Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Projeto de Extensão do Campus Batalha promove conscientização em área de risco ambiental
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão do Campus Batalha promove conscientização em área de risco ambiental

Comunidade do Funil, do Bairro Santa Luzia na cidade de Batalha discute com alunos do Campus sobre doenças veiculadas por água contaminada

publicado: 17/10/2017 18h20, última modificação: 17/10/2017 18h20

ontinuando nossa série de reportagens sobre os projetos de extensão em curso no IFAL Campus Batalha, voltamos nosso olhar à comunidade do Funil, área da periferia da cidade de Batalha, na qual é desenvolvido o Projeto de Extensão "Geografia da saúde à exercícios da cidadania em bairros de demografia de risco ambiental: o caso dos moradores do bairro Santa Luzia, Funil, Batalha, Alagoas".

 

Foi realizada mais uma oficina de conscientização na comunidade do Funil, bairro Santa Luzia, na cidade de Batalha sobre as possíveis doenças veiculadas pelo uso indevido de água não tratada. Na oportunidade os bolsistas e voluntários do projeto repassaram as informações em forma de teatro. Para realização dessa intervenção a equipe contou com o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde no fornecimento de dados sobre ocorrência de doenças que afetam a comunidade, após a essa triagem a equipe planejou ações de conscientização e formação na comunidade.

 

Os moradores do Funil estão dentro da categoria de demografia de risco, ou seja, a população que vive em constante risco de deslizamento de terra, em casas de barro e convivem com animais peçonhentos sem infra estrutura urbana, com baixa qualidade de vida. Para o coordenador do projeto, professor Matteus Freitas a ação foi satisfatória e além de reunir o publico de adultos, a presença das crianças foi majoritária, exigindo da equipe a adequação da linguagem na forma de teatro de rua para intervenção social. Após o teatro a comunidade refletia sobre as informações repassadas, gerando um profícuo debate.