Notícias
Projeto de extensão do Campus Batalha capacita mulheres quilombolas
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
Um projeto de extensão da unidade Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está realizando ações quinzenais na comunidade quilombola de Alto da Madeira, no município Jacaré dos Homens. O objetivo é incentivar a economia e a renda familiar de um grupo de mulheres, com idades entre 18 e 60 anos, por meio da produção e comercialização de sabonetes artesanais de angico e aroeira.
Intitulado "Viabilidade econômica da produção de sabonetes artesanais como fonte de renda de mulheres em uma comunidade quilombola", o projeto conta com a participação de alunos bolsistas e voluntários do curso Técnico em Agroindústria, sob a supervisão da professora Danielle Martins Lemos.
As atividades incluem oficinas e palestras sobre marketing, precificação e boas práticas de fabricação, visando capacitar as mulheres da comunidade.
‘’A fim de tornar uma fonte de renda para essas famílias, é de suma importância agregar valores ao produto para que seja comercializado no comércio local, de forma on-line ou física, criando uma identidade de marca única que reflita os valores da empresa e diferencie os sabonetes dos produtos comerciais’’, afirmou Danielle.
Ações e capacitações
As formações quinzenais do projeto cobriram diversos aspectos do negócio, desde a produção até a comercialização. Foram realizados o Workshop "Dicas para sua saboaria artesanal se destacar" e a Palestra de "Boas Práticas de Fabricação".
Com foco em marketing e gestão, as atividades incluíram a Oficina "Criação de rótulo e logomarca usando o Canva", a Oficina "Criação e aperfeiçoamento de redes sociais", e a aplicação da metodologia Metas SMART e do método de Precificação. Além disso, houve a Palestra online "Estratégias de Marketing Digital" e um Dia de cinema com análise do episódio do seriado "A Vida e a História de Madam C.J. Walker".
Danielle planeja a culminância do projeto com a exposição e a comercialização dos sabonetes na 42ª Expo Bacia Leiteira, que ocorrerá de 10 a 14 de setembro, no município de Batalha.
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista