Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Professora do Campus Batalha lança fanzine a partir de sua tese de doutorado
conteúdo

Notícias

Professora do Campus Batalha lança fanzine a partir de sua tese de doutorado

publicado: 19/10/2022 17h55, última modificação: 19/10/2022 18h35

Poemas, artes visuais, performances corporais e outras expressões criativas estão presentes no fanzine “À Flor da Pele”, da artista e professora do Campus Batalha, Marina Milito. A publicação carregada de provocações sociais, urbanas e políticas será lançada no dia 1º de novembro, a partir das 19h, no BarZarte  espaço cultural localizado no Jaraguá, em Maceió. Quem comparecer ao evento gratuito e aberto ao público receberá um exemplar da obra e poderá prestigiar o show de Dona Zeza do Coco e a discotecagem de Fernanda Fassanaro.

O fanzine é um desdobramento da tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL) da sua autora. A publicação se debruça sobre a relação entre arte, catástrofe e o habitar, perpassando ancestralidades e questionando a ausência de limites para o progresso, o crescimento urbano e o lucro financeiro.

Marina revela que há na obra, entre outras construções, uma abordagem crítica sobre os danos humanos e materiais causados pelo crime ambiental que resultou no afundamento do solo em vários bairros maceioenses. A artista explica que, sobretudo, corpo e cidade são elementos que norteiam o fanzine.

Evento será realizado no dia 1º de novembro em MaceióParto do princípio de que esses dois elementos são indissociáveis e estão o tempo todo se influenciando mutuamente. Inclusive, inseri no fanzine QR codes de acesso a microvídeos experimentais que contêm performances corporais autorais que fizeram parte da minha tese e que manifestam essa relação entre corpo e cidade.”, complementa a autora.

O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do zine “À For da Pele”
Quando: Terça-feira (1º de novembro), a partir das 19h.
Onde: BarZarte (Av. Comendador Leão, nº 69, Jaraguá, Maceió-AL).
Entrada: Gratuita, com direito a exemplar do fanzine.
Mais informações: IG @milito.marina / 82 987262520 (Marina)