Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Professor do Ifal Campus Batalha relança livro sobre a obra de Graciliano Ramos

Professor do Ifal Campus Batalha relança livro sobre a obra de Graciliano Ramos

O evento faz parte da Semana Graciliano Ramos

publicado: 25/10/2022 18h07, última modificação: 25/10/2022 18h09

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

Apresentando um estudo da trajetória biobibliográfica do escritor Graciliano Ramos (1892-1953), do desconhecimento à consagração no campo literário e no mercado editorial brasileiro, o professor do Campus Batalha do Ifal Cosme Rogério Ferreira faz o relançamento do livro A construção do prestígio da obra de Graciliano Ramos, escrito a partir de pesquisa do seu mestrado em Sociologia.

O livro terá relançamento em duas datas: dia 26/10, em Palmeira dos Índios, onde o escritor Graciliano Ramos foi prefeito entre 1928 e 1930; e na quinta-feira 27/10, dia do aniversário de 130 anos do nascimento do escritor, em Quebrangulo, sua cidade natal. O evento faz parte da programação da Semana Graciliano Ramos, promovida pelas prefeituras das duas cidades.

A primeira edição foi lançada em 2015, pela EDUFAL. Já a segunda edição, que será relançada, foi revista, corrigida e ampliada, ganhou o Prêmio Diversidades Literárias de Alagoas e foi financiada com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, e publicada agora pelo selo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Professor Cosme Rogério FerreiraO gracilianista Cosme Rogério já foi secretário Municipal de Cultura de Palmeira dos Índios e diretor da Casa Museu Graciliano Ramos (entre 2005 e 2006), além de ex-professor e ex-aluno da Escola Estadual Graciliano Ramos. Egresso do Ifal, Cosme conta que o interesse pela obra de Graciliano foi estimulado no ensino médio no Campus Ifal Palmeira dos Índios, nos tempos de Escola Técnica Federal de Alagoas, graças ao então professor de Literatura Marcos Serafim, hoje diretor geral do Campus Batalha.

É possível acompanhar a programação da Semana Graciliano Ramos pelo link: https://palmeiradosindios.al.gov.br/semana-graciliano-ramos-comeca-nesta-terca-25-em-palmeira/

*Sob a supervisão de Bruno Andrade