Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Mostra de Ações Interdisciplinares e Seminário de Inovação reúnem pesquisas e cultura no Campus Batalha

Evento conjunto contou com participação de todo o Campus e atraiu estudantes do Ifal Santana do Ipanema

publicado: 20/12/2022 10h56, última modificação: 20/12/2022 11h00

Por Míriam Félix - estagiária de Jornalismo*

Os projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Batalha, foram apresentados na I Mostra de Ações Interdisciplinares e no 1º Seminário de Inovação, realizados entre os dias 13 e 17 de dezembro.

Sendo um dos maiores eventos acadêmicos do campus Batalha, que já acontecia há seis anos, com o nome de Mostra de Ações Multidisciplinares, passou por algumas modificações e adequação de alguns requisitos teóricos e avaliativos exigidos pela prática profissional integrada. Com isso, o evento serve agora como carga horária para prática profissional integrada que é de cumprimento obrigatório durante os cursos técnicos.Apresentação em sala temática.jpg

Neste ano, todos os professores e estudantes do Campus estiveram envolvidos na realização da Mostra, cada professor orientou mais de um projeto e cada projeto (interdisciplinar) reuniu pelo menos quatro disciplinas diferentes em sua execução. Os trabalhos resultaram em artigos científicos, que foram apresentados em quatro formatos: oral, audiovisual, sala temática ou estande.

Aluno apresentação oral.jpgJadson Leite, do segundo ano do curso Integrado de Agroindústria, comenta sobre como decidiu seu tema para a Mostra: “Quando saiu o edital do seminário temático e, juntamente com os meus colegas decidimos que queríamos realizar um trabalho relacionado à área técnica, e nós, juntos com a professora Luana Cypriano, decidimos fazer uma pesquisa para analisar de manteigas produzidas e comercializadas na Bacia Leiteira de Alagoas.”

Kayke Matheus, do curso de Biotecnologia, ficou satisfeito com a sua participação: “Participar por mais uma vez da Mostra é para mim uma experiência incrível. Poder desenvolver uma ideia e prestigiar as ideias de outros colegas é algo maravilhoso. Todo o processo da pesquisa, a revisão de literatura, a realização de entrevistas, do registro fotográfico, ir ao laboratório, tudo isso é algo fascinante. Ninguém deveria deixar de participar”.Sarau literario contou com lançamento do livro de Ellen melo.jpg

Coordenadora da Mostra de Ações Interdisciplinares, a professora Marina Milito lembra que o evento também contou com uma programação complementar: “pudemos contar com palestras de todos os professores, tivemos lançamento de livro, sarau literário, apresentação cultural da escola de música de Batalha e a apresentação do espetáculo da adaptação de O Auto da Compadecida, que também é fruto de um projeto de extensão.”

Atuação da Célula Incubadora

Junto com a primeira edição da Mostra de Ações Interdisciplinares ocorreu o 1º Seminário de Inovação, atividade parte da Célula Incubadora.

A professora Danielle Martins lembra que de acordo com o Manual de Incubação InovIfal, anualmente deve-se realizar eventos que exponham as ideias inovadoras desenvolvidas na unidade. “Então, aproveitamos o evento que já existe na casa e que gera projetos inovadores para fazer parte das nossas ações”. Ela coordenou o Seminário de Inovação junto ao professor Marcílio Barbosa.Aluna  apresentação em sala tematica.jpg

Os projetos participantes do Seminário passam pela análise de uma banca avaliadora formada por membros do Comitê da Célula Incubadora de Empreendimento (CIE) que dará seu parecer em janeiro de 2023. Os quatro selecionados vão ser premiados com uma visita ao Centro de Inovação de Maceió e preparados para incubação na Célula Incubadora do campus. Alguns projetos têm potencial para registro de patente.

“Há uma perspectiva de que boa parte dos trabalhos voltados para o núcleo profissionalizante resulte em ideias inovadoras como, por exemplo, o queijo trufado. Existem trabalhos que estão voltados para o desenvolvimento artístico e cultural como também de discussão em temas sociais. E há trabalhos na área técnica de ambos os cursos, tendo esses, a maior probabilidade de ideias inovadoras de acordo com a proposta da nossa CIE”, relatou Danielle.

Ação que gera realização

Esse ano, o evento contou com a visita do reitor Carlos Guedes e da pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, além de alunos do campus Santana do Ipanema, que puderam acompanhar o trabalho realizado em Batalha e trocar conhecimentos com seus pares, em Batalha.Reitor Carlos Guedes compareceu ao evento.jpg

“A Mostra é um evento importantíssimo. É o primeiro contato que os alunos têm com a pesquisa, uma oportunidade que eles têm de pesquisar um tema de que gostam, o que interessa a eles, que eles se sentem de fato protagonistas no estudo. Muitos desenvolvem produtos ou pesquisas teóricas e muitas delas acabam se desenvolvendo como projetos de extensão ou projetos de pesquisa, ou às vezes um projeto começa na Mostra e se transforma em projeto de pesquisa ou extensão. É um diferencial na formação acadêmica", enfatiza a docente Marina Milito.

*Sob supervisão de Jhonathan Pino, jornalista