Notícias
Ifal Batalha encerra aulas de turma de Produtora de derivados do Leite
Nesta quinta-feira (19), o Campus Batalha encerrou as aulas do curso Produtora de derivados do Leite, ofertado pela primeira vez por meio do Programa Mulheres Mil. Cerca de 60 agricultoras foram beneficiadas com a capacitação. Desde setembro passado, elas não só tiveram acesso a disciplinas técnicas, como voltadas às questões de Cidadania, Ética, Relações Humanas, Comunicação Interpessoal, Matemática e Inclusão Digital.
Uma das disciplinas que buscou aliar essas áreas de conhecimento, Cooperativismo e Associativismo, foi encerrada no dia 11 de dezembro com a realização da feira de produtos no Campus. A atividade foi o cume de uma série de orientações voltadas ao empreendedorismo e inovação.
“Foram mais de 70 mulheres que participaram da exposição, com mais de 20 produtos diferentes comercializados para toda a comunidade do Campus, através de uma cooperativa fictícia, criada apenas para a prática da disciplina. Os produtos foram todos vendidos e o objetivo final da disciplina foi alcançado, em que algumas das alunas já queriam montar uma cooperativa real para continuar a atividade”, comenta Samuel Silva, professor responsável.
O docente relata que ao longo das aulas, elas “aprenderam a importância do cooperativismo e associativismo, gestão e comercialização, bem como técnicas de empreendedorismo e inovação. Participaram da feira um público estimado em mais de 300 pessoas entre alunos, servidores efetivos e terceirizados, além de convidados”, detalha Samuel.
Mulheres Mil
A inciativa é a primeira capacitação de profissionais da região ofertada pela unidade, desde o fim do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com o Programa Mulheres Mil, foram selecionadas 64 estudantes da zona rural do entorno de Batalha. Todas envolvidas ou com familiares que atuam na produção do leite e de seus derivados.
O Programa objetiva impulsionar a melhoria do acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação e ao mundo do trabalho. Além de Batalha, o Mulheres Mil ofertou 519 vagas, distribuídas em sete campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal): Arapiraca, Batalha, Maragogi, Palmeira dos Índios, Piranhas, Satuba e Viçosa, com aulas em mais duas cidades sem sede do instituto, Mata Grande e Olho D’água do Casado.
As oportunidades foram para formação em Artesã de Bordado à Mão, Produtora de Derivados do leite, Agricultora Orgânico, Editora de Vídeo, Cuidadora de Idoso, Assistente Escolar, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem e Vendedora. Finalizados ao longo deste mês, a certificação das alunas participantes dos cursos acontece em janeiro 2025, nos locais em que foram sediados.