Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Evento do Ifal Batalha discute espiritualidade e sustentabilidade ambiental; participe!
conteúdo

Notícias

Evento do Ifal Batalha discute espiritualidade e sustentabilidade ambiental; participe!

Semana Laudato Si' acontecerá on-line de 1 a 4 de junho

por Roberta Rocha publicado: 26/05/2020 08h58, última modificação: 26/05/2020 09h00

De 1º a 4 de junho, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Batalha vai promover uma série de discussões sobre a temática ambiental e a espiritualidade. Trata-se da Semana Laudato Si' 2020, iniciativa dos docentes de Filosofia Cosme Rogério e de Sociologia Tarcísio Farias. O evento é aberto ao público e ocorrerá virtualmente, por meio de lives no perfil do Instagram @cosmerogerio.

A atividade é vinculada à campanha global em celebração ao quinto aniversário da Encíclica do Papa Francisco, documento onde o pontífice faz um apelo à mudança e à unificação global para combater o consumismo desenfreado, o desenvolvimento irresponsável, a degradação ambiental e as alterações climáticas. Na edição 2020, a Semana conta com o apoio da Diocese de Palmeira dos Índios e do Movimento de Pequenos Agricultores - MPA.

Confira a programação: 

- Dia 01/06, às 16 h
Tema: "A espiritualidade ecológica e o cuidado da casa comum"
Convidado: Dom Manoel de Oliveira Soares Filho - sociólogo, especialista em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial (UFPA), Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios - AL.

- Dia 02/06, às 10 h
Tema: "A crise do paradigma tecnocientífico na contemporaneidade"
Convidado: Tarcísio Fagner Aleixo Farias - sociólogo, mestre em Filosofia (UFPB), doutor em Ciências Sociais (UFRN), professor do Ifal/Campus Batalha.

- Dia 03/06, às 16 h:
Tema: "Agroecologia e mística camponesa"
Convidado: José Hélio Pereira da Silva - graduado em Geografia (Ufal), educador popular, membro da Coopcam Agroindústria, ativista do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

- Dia 04/06, às 16 h:
Tema: "Ações individuais e coletivas para a promoção da sustentabilidade ambiental"
Convidada: Maria Célia Tavares - licenciada em Química (Ufal/Universidade de Coimbra), mestra em Química Analítica (Ufal), doutoranda em Química e Biotecnologia (Ufal) e professora do Ifal/Campus Batalha.