Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Campus Batalha recebe professor de Guiné-Bissau em palestra

Campus Batalha recebe professor de Guiné-Bissau em palestra

Mestre em sociologia, professor conversou com docentes e discentes do campus

publicado: 14/11/2018 15h44, última modificação: 14/11/2018 15h44

Em observância ao Dia da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro, o Campus Batalha recebe Vagner Gomes Bijagó, professor de sociologia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. Nascido na nação africana de Guiné-Bissau, o professor possui graduação e mestrado na área de ciências sociais pela UFAL, através do Acordo de Cooperação Educacional Brasil-África, que promoveu intercâmbio de estudantes de ex-colônias portuguesas. O guineense foi convidado a palestrar pelo professor de filosofia do campus, Cosme Rogério.

A mesa foi coordenada por Cosme e pela professora de biologia, Walkiria Costa. Ambos são membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileira e Indígena (NEABI) do instituto. Vários temas relacionados à data foram abordados durante a mesa-redonda. Entre eles, um de grande proeminência foi a escravidão de povos africanos. O professor declara que, ao contrário da escravidão de outros povos, a escravidão moderna ocorreu com a subjugação total dos povos africanos às nações europeias, no que ele qualifica como um crime contra a humanidade.