Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Campus Batalha divulga edital de programas de Assistência Estudantil

Campus Batalha divulga edital de programas de Assistência Estudantil

publicado: 27/03/2023 15h15, última modificação: 27/03/2023 15h16

Por Isabelle Guedes (estagiária de Jornalismo)*

O Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou um edital com três programas de assistência estudantil: o Programa de Auxílio Permanência; Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas e Programa Bolsa de Estudo. As vagas são para cadastro reserva e os valores vão de R$150 a R$300. As inscrições devem ser feitas por este link, até 16 de abril.

O público-alvo dos programas são estudantes de todos os cursos presenciais do Campus Batalha, prioritariamente os que estão em condição de vulnerabilidade socioeconômica e com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio vigente.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso presencial regular do Campus Batalha e participar de todas as etapas obrigatórias presentes no edital. O período vigente do edital será de abril até dezembro de 2023.

A análise documental acontecerá entre 17 e 28 de abril, com o resultado preliminar marcado para 6 de maio. O resultado final do processo será publicado no dia 10 de maio.

Auxílio Permanência

O Programa de Auxílio Permanência (PAuP), vinculado ao Serviço Social, caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para auxiliar nas despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) do estudante.

O aluno pode ser contemplado com bolsa de R$150, R$200 ou R$300 e é permitido acumular o auxílio com outras bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão. Também é possível que mais de um membro da família, estudante do Campus Batalha, morador da mesma casa, seja contemplado com o Auxílio.

Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas

O Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos/às estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas.

O valor oferecido é de R$200 e a bolsa pode ser acumulada com bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão.

Programa de Bolsa de Estudos

O Programa Bolsa de Estudo (PBE), vinculado ao Serviço Social, é o programa de transferência de recursos financeiros destinados às/aos estudantes que participam de programas/projetos de Pesquisa ou Extensão na condição de colaborador.

O valor de R$200 não pode ser acumulado com outras bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão.

Confira abaixo o edital na íntegra.

EDITAL Nº 01/2023/DG - Ifal Campus Batalha - Programa Auxílio Permanência, Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas, Programa Bolsa de Estudos

* Sob a supervisão de Bruno Andrade