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Abertas as inscrições para programas de Assistência Estudantil no Campus Batalha

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril
publicado: 25/03/2025 14h28, última modificação: 25/03/2025 14h30

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Batalha publicou o edital nº 01/2025, que seleciona estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do campus, para três programas de Assistência Estudantil: Auxílio Permanência (PAuP), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Bolsa de Estudos (BPE).

O Auxílio Permanência tem como objetivo transferir recursos financeiros aos alunos, a fim de custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) e outras necessidades socioeconômicas. O programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) transfere recursos para estudantes no intuito de despertá-los para experiências artísticas e desportivas; e o programa Bolsa de Estudos (PBE), disponibiliza recursos para alunos que participam de programas ou projetos de pesquisa ou extensão na condição de colaborador.

Podem se inscrever neste edital estudantes dos cursos de nível médio, nas modalidades integrado e subsequente, e estudantes de nível superior, que estudaram em escolas públicas, ou privadas na condição de bolsista integral; cotistas; integrantes de grupo familiar em situação de vulnerabilidade social; estudantes com deficiência a qual requeira acompanhamento pedagógico; oriundos de entidade ou abrigo de acolhimento institucional, não adotado em idade de saída; estudantes quilombolas, indígenas ou de comunidades tradicionais, e estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou refugiado.

O programa Auxílio Permanência fornece bolsas de R$ 150, R$ 200 e R$ 300 aos estudantes, já os programas Bolsa de Estudos e Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas oferecem R$ 200. Estudantes que já recebiam auxílio ou que permanecem deferidos no cadastro reserva dos editais de 2024, irão realizar o recadastramento online, já os estudantes ingressantes e que não participaram de editais anteriores devem se inscrever normalmente, por meio do cadastro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril, exclusivamente pelo preenchimento deste formulário eletrônico, no qual deverão ser anexados os documentos exigidos no edital para cada programa.
O resultado preliminar será divulgado no dia 6 de maio, através das redes sociais e site oficial do campus. O resultado final será divulgado dia 13 de maio.

Para visualizar o calendário completo, documentos exigidos e informações adicionais, acesse o edital!

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.