Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Sete equipes do Ifal Arapiraca são medalhistas na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia

por Roberta Rocha publicado: 13/09/2024 20h02, última modificação: 13/09/2024 20h02

Sete equipes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca foram medalhistas na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia - OBG 2024. A divulgação dos resultados ocorreu no último dia 6 de setembro, no site da competição, e deixou o professor de Geografia e orientador dos/as 21 estudantes premiados/as, Geraldo Ramires, orgulhoso do desempenho geral do campus.

"Toda a prova aconteceu no mês de agosto. Nós organizamos os grupos. As revisões foram feitas de forma on-line. Eu passei lista de conteúdos, alguns com provas anteriores da Olimpíada, como também conteúdos que eu acreditava que cairia nesta prova. O acompanhamento aconteceu também durante a prova. Por exemplo, a equipe que tirou medalha de ouro, a gente varou a madrugada fazendo a prova: elas das casas delas, me enviavam dúvidas, entravam em contato, a gente debatia. Outras equipes vinham me procurar no campus", explicou o professor responsável pelo preparatório.

A OBG é composta por três fases on-line que correspondem à etapa estadual. Algumas dessas equipes são selecionadas para etapa presencial.

Nesta edição, não houve representante do Ifal classificado para a etapa nacional. No entanto, para Geraldo Ramires, avançar até a última fase da disputa não é o único motivo para comemoração. Outros benefícios podem ser notados entre os/as participantes, como o aumento do interesse pela disciplina, a motivação para participar de outras Olimpíadas e até mesmo o acúmulo de experiência para as próximas edições.

"Essa preparação foi muito boa. Eu acredito que o ano que vem a gente vai conseguir dar um corpo maior para poder competir para Campinas [etapa nacional]. E uma parte dos que fizeram essa Olimpíada já vão se inscrever para a Olimpiada Nacional de Geopolítica, que vai acontecer entre outubro e novembro", comentou o profissional.

Medalhistas OBG 2024

Aprendizado - O Ifal Arapiraca contabilizou uma medalha de ouro, uma de prata e cinco de bronze na fase estadual da OBG 2024. Integrante da equipe que faturou o ouro, a estudante Marina Mitsue comentou que um dos pontos mais desafiadores da competição foi a interpretação das questões da prova. "Tínhamos que ir além [contextualizando a informação], precisávamos pesquisar as fontes  Porém, depois de três fases, percebemos que todo o esforço valeu a pena e saímos da Olimpíada com uma medalha de ouro".

Conforme a estudante, a Olimpíada foi uma maneira de testar os conhecimentos. "Eu tenho um interesse muito grande na área da Geografia, então, desde a sala de aula, busco prestar muita atenção e pesquisar sobre o assunto. Juntamente com a Ana Clara e a Allana Fernandes, formamos uma equipe e tivemos alguns treinamentos com o professor Geraldo, que, durante todo o período, sempre esteve ao nosso lado", resumiu Marina.

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, composta de quatro etapas e uma fase internacional. O objetivo é promover conhecimento na área, novas experiências e estimular o interesse de estudantes e docentes em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos.

CONFIRA AS EQUIPES MEDALHISTAS DO IFAL ARAPIRACA NA FASE ESTADUAL DA OBG 2024:

OURO

Lindonas do Agreste
1. Marina Mitsue Cardoso Dias (412)
2. Ana Clara Sousa Magalhães (412)
3. Allana Fernandes Mendes (412)

PRATA

Os Desprovidos de Verba
1.Pedro Henrique de Almeida Silva (413)
2.Ana Maria dos Santos (413)
3.Jhwlyano de Oliveira Silva Pereira (413)

BRONZE