Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Projeto do Ifal Arapiraca na área de Transparência Pública é premiado na Febrace 2024
conteúdo

Notícias

Projeto do Ifal Arapiraca na área de Transparência Pública é premiado na Febrace 2024

por Roberta Rocha publicado: 26/03/2024 12h11, última modificação: 26/03/2024 12h29

O projeto "Monitoramento de atos do Executivo Municipal de Alagoas a partir dos Diários Oficiais: analisando nomeações e exonerações", desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, foi premiado na 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, na categoria Prêmio publicação pelo Centro Científico Conhecer. A cerimônia de anúncio dos vencedores ocorreu na última sexta-feira (22), em São Paulo/SP, no encerramento do evento.

O estudante Alex da Silva Custódio, que atuou na iniciativa mencionada sob a orientação do docente Daniel Fireman, estava presente no momento e subiu ao palco do auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo - USP de sorriso no rosto e bandeira de Alagoas nas mãos. Com o reconhecimento obtido, o trabalho em questão será publicado na revista científica Enciclopédia Biosfera e ficará disponível no site www.conhecer.org.br.

Vivência - Concluinte do curso técnico em Informática em 2023, o egresso contou que sempre teve vontade de desenvolver um projeto de grande impacto social e ver essa proposta sendo valorizada em um evento tão renomado foi uma honra. "O projeto foi desenvolvido de 2022 até 2023, como Pibic, me iniciando na pesquisa científica e fazendo com que eu aprendesse muito sobre produção de relatório, artigo, diário de bordo, pôster e documentos acadêmicos exigidos pelas feiras e pelo próprio fluxo do Pibic", esclareceu.

Sobre a experiência de participar da Febrace, o estudante exaltou a possibilidade de conhecer projetos de diversas áreas do conhecimento e ter acesso fácil às pessoas envolvidas no desenvolvimento dos mesmos, para compartilhar ideias e aprendizados. "Ao escutar meu nome sendo chamado, senti uma explosão de felicidade dentro de mim. Fiquei muito feliz em ter meu trabalho sendo reconhecido na USP, pela Febrace. Selecionaram projetos destaques para o perfil da revista Conhecer e ganhei o certificado e a publicação do meu primeiro artigo científico aos 18 anos, um passo importante para a vida acadêmica", acrescentou, a respeito da premiação.

"Quero agradecer muito ao professor Daniel Fireman, que orientou com excelência o projeto, ao professor Matheus Torquato que forneceu uma ajuda incrível para o andamento da viagem para São Paulo, à professora Renata que me ajudou na montagem do meu estande e todo o processo de estadia, transporte em São Paulo, atuando como responsável por mim; ao Ifal por fornecer o laboratório LEAD, para que eu pudesse trabalhar no projeto. E agradeço também à Fapeal, pelo financiamento da viagem. Isso tudo só foi possível graças ao trabalho em conjunto de todo esse pessoal", destacou Alex.

Ifal Arapiraca na FebraceEle participou do evento acompanhado da professora Renata Pereira, coordenadora de um outro projeto do Ifal Arapiraca finalista da Febrace 2024, o "Impressão 3D e corte a laser: produzindo kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas com sustentabilidade, criatividade e inovação", composto pelos/as discentes Joana Fabiana Rodrigues, Josias Souza Neto e Yasmin Nunes.

Como essas duas propostas do Agreste alagoanos foram parar em São Paulo? Projetos inovadores desenvolvidos por jovens estudantes de todas as regiões brasileiras são selecionados para a Febrace mediante submissão direta ou por indicação das mostras científicas afiliadas do evento realizadas ao longo do ano. Após essa primeira etapa, ainda ocorre uma avaliação on-line e apenas os projetos finalistas são convidados a participar presencialmente da feira. 

Nesta edição, a Febrace ocorreu de 18 a 22 de março, com o objetivo de incentivar e criar oportunidades para estudantes e estucadores da educação básicas das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  Saiba mais das iniciativas premiadas no site do evento.

Transparência pública

O projeto alagoano premiado na Febrace se concentra na melhoria da transparência pública. Por meio do desenvolvimento de softwares que extraem os atos, as nomeações e as exonerações dos Diários Oficiais de municípios alagoanos, a iniciativa se propõe a contabilizar e publicar virtualmente esse material em um website intuitivo, onde a visualização das informações pode ser feita por município: o exoonero.org.

"O Estado de Alagoas é composto por 102 municípios e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) realiza a publicação de um diário único, agregando 94 diários municipais. Embora funcione bem para seus propósitos, os arquivos publicados dificultam o processamento automatizado por programas de computador. Além da utilização do formato .PDF, temos texto em coluna dupla e falta de padronização das palavras, diagramação e disposição de tabelas, imagens e outros elementos. Isso dificulta o controle social sobre as ações administrativas", explicou o docente Daniel Fireman.

A pesquisa em questão foi realizada em parceria com a ONG Open Knowledge Brasil e o código do projeto foi absorvido pela plataforma tecnológica Querido Diário, uma iniciativa renomada que promove a transparência pública, ao destrinchar publicações oficiais e outros conteúdos informativos com o intuito de aproximar os cidadãos das ações de seus governantes.