Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Projeto aborda robótica educacional e internet das coisas como ferramentas de transformação social

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 14/10/2022 16h08, última modificação: 18/10/2022 13h12

Um projeto do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), vem transformando a vida de educadores e educandos de diversos municípios do interior alagoano. Intitulada “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, a iniciativa prevê a capacitação de 360 estudantes e de professores de escolas de todo o Estado, a partir do Campus Arapiraca do Ifal.

Entre junho e julho de 2022, foram realizadas uma formação em Robótica Educacional para professores de diversas disciplinas das escolas atendidas. Participaram dos encontros docentes de Arapiraca, Taquarana, Craíbas, Limoeiro de Anadia e Girau do Ponciano.

Professores participam de capacitação em Robótica Educacional e Internet das Coisas“Foi um momento prazeroso de compartilhamento mútuo”, destacou a professora do Ifal Renata Imaculada Soares Pereira, responsável pelo projeto e coordenadora dos Espaços 4.0 do Ifal. “Foi muito gratificante ver o brilho no olho de cada professor motivado em levar novos conhecimentos para seus estudantes. Educação muda o mundo!”, enfatizou a docente.

Ao longo do ano, também foram realizadas as capacitações dos estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de Arapiraca e municípios vizinhos. Os encontros iniciaram em março deste ano. Atualmente está sendo executada a formação da décima turma de estudantes, cuja capacitação segue até 12 de dezembro deste ano.

A professora Renata Pereira destaca que o objetivo das capacitações com os discentes é introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker e envolvendo situações reais.

Estudantes participam de capacitação em Robótica e Internet das Coisas“Assim, será possível estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração através do trabalho em equipe, a autonomia dos estudantes; além de promover inclusão digital, interdisciplinaridade por meio da aplicação da teoria vista na escola, gerando também interesse pelas áreas relacionadas às engenharias, divulgando dessa forma o ensino técnico e superior ofertado pela rede federal”, ressaltou a docente do Ifal.

Cada turma possui 36 alunos e é recepcionada no auditório do Campus Arapiraca pelo diretor Fábio Ribeiro, que faz o acolhimento apresentando a instituição e os resultados da unidade do Ifal. Em seguida, a equipe do projeto, o juntamente com técnicos de laboratório e docentes do Campus, realiza um tour interativo pelo Campus, passando por biblioteca, salas de aula, áreas de  convivência/lazer e pelos seguintes laboratórios: Biologia e Química; Informática; de Eletroeletrônica; e Espaço 4.0.

“Os estudantes ficam maravilhados com a estrutura que o Campus Arapiraca dispõe e motivam-se a cursar o ensino médio integrado conosco”, aponta Renata Pereira.