Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Do curso técnico à graduação: estudantes voltam ao Ifal Arapiraca para investir na área de TI

Bacharelado em Sistemas de Informação começou a ser ministrado em 2019 e conta com 25 ex-alunos do campus
por Elaine Rodrigues publicado: 03/05/2021 10h08, última modificação: 03/05/2021 10h08
Exibir carrossel de imagens Primeira turma do curso, com a coordenadora do bacharelado, Cledja Rolim, e os professores Társis Marinho e Fernando Tenório

Enquanto faltam vagas no mercado de trabalho, na área de Tecnologia da Informação (TI) sobram oportunidades para profissionais especializados. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que 70 mil postos de trabalho devem ser criados ao ano até 2024 no Brasil, que por ano forma menos de 50 mil profissionais de TI.

As possibilidades na área são extensas e uma delas é investir em Sistemas de Informação (SI), ramo voltado a aplicar as tecnologias digitais na solução de problemas organizacionais. O bacharelado em SI é ofertado desde 2019 pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca. E as primeiras turmas contam com 25 estudantes que já passaram pelo campus, a grande maioria possui a formação técnica em Informática.

Curso técnico de Informática é ministrado desde 2010 no campus“É gratificante e estimulante ao mesmo tempo. Acho até que a responsabilidade aumenta. E é um mérito de todos os professores. No curso de graduação há novas disciplinas e áreas que, às vezes, eram apenas comentadas em alguma aula, que agora os estudantes terão oportunidade de conhecer e trabalhar. E algumas que eles já conhecem, terão com maior profundidade”, antecipa a professora Cledja Rolim, coordenadora do bacharelado.

O curso técnico de Informática é ofertado no campus desde o início das atividades do Instituto Federal em Arapiraca, no ano de 2010. A escolha foi feita em audiência pública, com base em estudos sobre o perfil socioeconômico da região do Agreste, seus eixos fortes e demandas.

Fábio Ribeiro, durante a aula inaugural do curso de Sistemas de Informação, em 2019Desde o final de 2010, quando iniciamos nossas atividades e começamos com as aulas do curso técnico integrado em Informática, desde lá, grandes e importantes personagens passaram por aqui e deixaram suas marcas e contribuições, que foram capazes de formar o lastro da construção que hoje se apresenta, em um estágio ainda não conclusivo, mas que norteia um crescimento e registra o surgimento de uma qualidade no serviço prestado por cada um que fez e faz este curso no Campus Arapiraca. Nesse momento de alegria, colhemos todos esses frutos pessoais e de inovação tecnológica trazidos por cada um dos atores envolvidos, não só para os discentes. Portanto, o que atrai nossos alunos para a verticalização é sentirem-se protagonistas nessa história, é perceberem que o caminho percorrido até aqui, com os seus sucessos e fracassos, ainda é inacabado e precisa de fomento e contribuições acadêmicas, de solidificação do ensino, da pesquisa e da extensão. As oportunidades aparecem em momentos como este, em que um curso começa a se consolidar em uma comunidade acadêmica. Esse curso deu certo e suas perspectivas de crescimento são enormes, é por isso que ele se tornou tão atrativo, quem quer qualidade, encontra no Campus Arapiraca”, ressalta o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.

Sistemas de Informação

O Projeto Pedagógico do Curso explica que SI são “artefatos tecnológicos construídos para atenderem e aprimorarem as formas de controle das organizações e disseminarem as informações através da sua estrutura, processos, funções de negócio e arquitetura informacional. À medida que essas tecnologias se proliferam e as organizações aprendem a explorar o novo potencial tecnológico dentro de uma economia global e em rede, a área oportuniza uma vasta gama de desafios para pesquisadores e postos de trabalho para profissionais”.

A graduação também possibilita ao futuro profissional seguir em diversas especializações. “Há uma grande carência de profissionais que se tornou mais evidente com a pandemia. Eles podem atuar e se especializar em várias áreas, como análise e desenvolvimento de software, gestão de TI, administração e análise de redes de computadores”, finaliza a professora.

Estudantes da graduação de Sistemas de Informação que passaram antes pelo campus:

4º período

ANTÔNIO GABRIEL RIBEIRO OLIVEIRA