Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Vinte e um discentes da graduação e pós-graduação do Ifal Arapiraca apresentam trabalhos em evento nacional de Linguística Aplicada

Docentes também participaram do Enala

por Roberta Rocha publicado: 05/10/2023 11h16, última modificação: 05/10/2023 11h17

De 27 a 29 de setembro, docentes e discentes do curso de licenciatura em Letras/Português e da especialização em Linguagens e Práticas Sociais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca compareceram ao 2º Encontro Nacional de Linguística Aplicada, ocorrido na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Além de acompanhar as palestras e demais atividades do evento, o grupo apresentou trabalhos em sessões de comunicação oral e em pôsteres.

Outro marco da participação do Ifal Arapiraca no Enala foi a presença do professor do campus Danillo Silva compondo a programação do evento, com a oferta do minicurso "Ativismos linguísticos trans e não-bináries: ideologias linguísticas sobre a linguagem neutra".

Docente Danillo Silva ofertou minicurso no eventoA proposta do minicurso foi compartilhar os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo docente, entre 2022-2023, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal e o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal. Durante o minicurso, o docente abordou tópicos como concepções de língua, gênero e sociedade na produção e na análise de identidades linguísticas; ideologias e políticas linguísticas; descrição e prescrição em perspectiva crítica; a doutrina do masculino genérico e o sexismo linguístico e ativismos linguísticos feministas.

Ao todo, 21 licenciandos/as e pós-graduandos/as do Campus Arapiraca tiveram trabalhos aprovados para apresentar no evento, alguns contando com o acompanhamento de seus/suas orientadores/as de pesquisa. Caso da estudante da especialização Rebeca Nunes, que apresentou o trabalho "Literatura Feminina Contemporânea e Sociedade: um olhar sobre o patriarcado estrutural", assistida pela docente Adriana Nunes. A profissional em questão também acompanhou a  explanação de seu orientando Matheus Ferreira, que apresentou o trabalho "Ação docente e letramento literário", desenvolvido em parceria com outra docente do campus, Wilma Albuquerque.

Docente Adriana Nunes (blusa azul) compareceu às apresentações de seus/uas orientandos/as

A ida da comitiva do Ifal Arapiraca à capital alagoana para participar do Enala representou, para muitos/as discentes, a estreia em um congresso acadêmico. A graduanda de Letras/Português Ester Sousa, em uma postagem nas redes sociais, exaltou a oportunidade de acompanhar de perto a troca de conhecimentos possibilitada pelo evento.

"Quando me falaram que viveria grandes coisas na faculdade, eu cheguei a duvidar. No entanto, pude ver uma parcela das possibilidades de perto nos dias de Enala, foi gratificante e inspirador. [...] Naquele espaço consegui questionar a mim mesma sobre o que queria, assistir trabalhos excepcionais, conhecer pessoas incríveis com bagagens enormes", comentou.

Enala 2023 - Realizado a cada dois anos, o encontro é uma realização do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas da Faculdade de Letras da Ufal. O objetivo da iniciativa é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes da área para refletir sobre os impactos das linguagens nas mais diferentes práticas sociais da contemporaneidade.