Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Piso tátil é inaugurado no Ifal Arapiraca e discurso de beneficiária emociona público

por Roberta Rocha publicado: 16/07/2024 11h44, última modificação: 16/07/2024 12h14

Ao escrever uma carta em braile para o reitor do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Carlos Guedes, a estudante com deficiência visual Jousiclécia Almeida não imaginava que o pedido expresso naquele papel viraria realidade. A sinalização tátil do Campus Arapiraca, unidade onde a discente concluiu o curso técnico e ingressou recentemente na graduação, foi inaugurada nessa segunda-feira (15), com a presença de dirigentes institucionais e do deputado federal Paulão (PT/AL).

O parlamentar destinou a emenda orçamentária que custeou o piso tátil, o mapa tátil e as placas de sinalização instaladas na unidade de ensino, totalizando o montante de R$131.140,00.

Com as faixas em alto-relevo fixadas no chão, a jovem conhecida como Jousi agora pode se guiar pelo campus com mais autonomia, agilidade e segurança. Por apontar direções e alertar sobre a presença de escadas fixas, degraus isolados ou rampas, esse tipo de pavimento é utilizado para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida, como idosos e crianças.

Estudante com deficiência visual Jousiclécia Almeida em seu pronunciamento no eventoEm seu discurso, a estudante exaltou o caráter inclusivo do equipamento, agradeceu o empenho das equipes envolvidas na aquisição e implantação e emocionou o público ao lembrar de sua trajetória na instituição. Ao ingressar no curso técnico de Informática em 2021, a jovem se deparou com desafios de locomoção no ambiente escolar e de adaptação de conteúdos práticos de linguagem de programação.

As dificuldades foram superadas, segundo ela, com o suporte dos profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne, a atuação dos espaços de inovação do campus por meio de pesquisas envolvendo tecnologias inclusivas e o comprometimento da gestão local da unidade de ensino e da Reitoria. "O nosso campus hoje se encontra um campus acessível, inclusivo e pronto para receber qualquer aluno deficiente visual. É uma imensa felicidade que hoje podemos dizer: sonho concretizado com sucesso", comemorou Jousi.

Reconhecimento - A inauguração do piso tátil contou com a participação da comunidade acadêmica e pronunciamentos de diversas autoridades sobre a importância do investimento realizado.

Diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto de Oliveira, em seu pronunciamento no eventoO diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto de Oliveira, enalteceu a parceria do deputado Paulão para implementar os avanços em termos de acessibilidade e garantiu se tratar de uma aspiração coletiva. "A educação só se faz plena se for inclusiva", complementou.

Já o autor da emenda orçamentária que favoreceu o campus afirmou que, mesmo se o equipamento beneficiasse apenas Jousi, o investimento já valeria a pena, considerando que faria a diferença na vida de uma pessoa que precisa ser incluída. O esforço do parlamentar em atender essa demanda foi reconhecido pelo reitor Carlos Guedes, que agradeceu a ajuda "para transformar vidas, que é o grande propósito da nossa instituição".

Docente de Atendimento Educacional Especializado do campus, Gilvaneide Santos, em seu pronunciamento no eventoEntre os discursos proferidos durante o evento de inauguração, também se destacou o da professora de Atendimento Educacional Especializado do campus, Gilvaneide Santos. A profissional estimulou Jousi a utilizar bengala desde sua chegada no campus, acompanhou o processo de adaptação da estudante e está ministrando atualmente aulas de orientação e mobilidade para ajudá-la no uso do piso tátil. "Deficiente visual precisa ter autonomia, precisa ter direito de ir e vir, explorar os espaços do campus por conta própria", defendeu.

Chefe do Departamento de Administração do Ifal Arapiraca, Juliana Pereira, em seu pronunciamento no eventoQuem não segurou as lágrimas ao relatar o percurso da idealização à finalização do piso tátil foi a chefe do Departamento de Administração do Ifal Arapiraca, Juliana Pereira. A gestora destacou o envolvimento da equipe administrativa executora da obra, o apoio político à empreitada, mas especialmente o mérito da própria Jousi em se superar na sua vivência acadêmica e ainda ajudar nos testes de viabilidade do pavimento e itens de sinalização. "Você nos tornou uma instituição melhor", declarou à estudante, sob aplausos.

>> Registros da execução da obra:

Registro da execução da obra  Registro da execução da obra  Registros da execução da obra  Registro da obra finalizada desde a entrada do campus