Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Siass participa de campanha por Dia Mundial do Diabetes
conteúdo

Notícias

Siass participa de campanha por Dia Mundial do Diabetes

Enfermeira e nutricionista comentam prevenção e tratamento

publicado: 14/11/2020 16h45, última modificação: 14/11/2020 17h00

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aderiu novamente à campanha de conscientização ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado dia 14 de novembro. Trata-se de uma doença crônica que atinge no Brasil mais de 13 milhões de pessoas caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, devido à falta de insulina ou sua ação inadequada no organismo.

Neste ano, a ação destaca o papel do enfermeiro no tratamento da doença. “O Enfermeiro desempenha um papel vital às pessoas com diabetes em todos os níveis de assistência, desde a prevenção até o tratamento da doença. Na Atenção Básica, exerce tanto a prevenção, por meio de estratégias que viabilizem a promoção em saúde, com orientações, palestras, rodas de conversas; quanto no acompanhamento das pessoas com diabetes, ensinando-as a compreender a sua condição e como viver com ela”, detalha Maria Karine Gomes, enfermeira do Siass.Siass sensibiliza comunidade acadêmica para o Dia Mundial do Diabetes.jpg

A servidora lembra que é possível ter o diabetes e continuar com sua vida normal, mantendo hábitos de vida saudáveis, como: dieta adequada, atividade física regular, redução do consumo do açúcar, sal, gorduras e parar de fumar, como também fazer o uso correto dos medicamentos orais ou injetáveis.

“É importante reduzir os fatores de risco e prevenir possíveis complicações decorrentes da doença. Para o tratamento eficaz da pessoa com diabetes, é necessária a assistência de uma equipe multidisciplinar, com profissionais qualificados que apoiem e auxiliem no enfrentamento da doença”, pontua.Cartaz do Siass orienta sobre a prevenção e o tratamento da doença.jpg

A nutricionista do Siass, Kelly Cavalcante, completa que o tratamento precisa ser contínuo. Além da dieta adequada, atividade física é necessário saber o estágio da doença, para o uso dos medicamentos disponíveis de maneira individualizada.

“Com o passar dos anos, se a doença não for controlada, podem surgir complicações em diversos órgãos. As complicações incluem: neuropatia diabética, doenças renais, complicações na visão, alterações circulatórias com risco de amputações, alteração de humor e depressão, que algumas pessoas podem desenvolver, devido ao medo e a não aceitação da doença”, enfatiza Kelly.